Roseana Sarney quer estrutura ágil para governar

26-11-2010 10:49

A governadora Roseana Sarney (PMDB) confirmou ontem, em conversa com jornalistas políticos de O Estado, a fusão das secretarias de Planejamento e de Administração, o desmembramento do setor de administração penitenciária da Secretaria de Segurança Pública e a provável separação das pastas do Esporte e da Juventude. Ela confirmou também a recriação das estruturas conhecidas por Gerências Regionais, da Comissão Permanente de Licitação e o fortalecimento da Casa Civil, que será responsável pela coordenação político-administrativa do governo. Todas as mudanças devem ser anunciadas pela governadora até meados da próxima semana.

Roseana conversou com a equipe de O Estado, no salão nobre do Palácio dos Leões, por boa parte da manhã de ontem. Participaram da conversa também o prefeito de São José de Ribamar e futuro chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo (ambos confirmados na nova equipe), e assessores do governo.

“Não haverá mudanças radicais, mas vamos criar uma estrutura para funcionar com agilidade. Teremos um gestor para coordenar as ações das secretarias e os gestores de ligação com a sociedade, por isso a volta das gerências regionais”, afirmou a governadora. Ela pretende fazer um governo de coalizão e está aberta ao diálogo com a oposição, inclusive com Jackson Lago (PDT), Flávio Dino (PCdoB) e João Castelo (PSDB).

Nomes – Além de Luís Fernando e Sérgio Macêdo, Roseana confirmou na nova equipe o secretário Fábio Gondin (Administração e Planejamento), Maurício Macêdo (Indústria e Comércio), Chiquinho Escórcio (Representação em Brasília), Cláudio Trinchão (Fazenda), José Márcio Leite (Saúde), José Antonio Heluy (Trabalho), Aloísio Mendes (Segurança) e a volta do deputado Max Barros para a Secretaria de Infra-Estrutura. O

atual secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, também continuará no novo governo, ainda que em outra pasta. O presidente da CPL será o engenheiro Francisco Batista.

Mas a governadora ainda tem dúvidas em relação à fusão da Sinfra com a Secretaria de Cidades. “O problema é que queremos alinhar nossa estrutura à do Governo Federal. E a pasta das Cidades é independente lá”, explicou. Certa está a transferência do setor de assistência técnico-agrícola da Secretaria de Agricultura para a de Desenvolvimento Agrário.

Roseana pretende encaminhar o projeto de reforma à Assembléia Legislativa na semana que vem, por meio de Medidas Provisórias. O objetivo é dar agilidade à efetivação das mudanças. “O novo governo assumirá em janeiro, mas precisamos efetivar logo as mudanças. Afinal, este será o melhor governo da minha vida”, concluiu a governadora.

O que muda no novo governo

Casa Civil: terá poderes sobre as secretarias, como uma espécie de coordenador do governo, e também gerenciará o dia-a-dia da administração, ligado diretamente à governadora.

Planejamento: Incorporará as atividades da Secretaria de Administração, o que ampliará suas atribuições. Também terá ligação direta com o gabinete principal do Palácio dos Leões.

Empresa Maranhense de Gás (Gasmar): a empresa, que tem por sócios o governo maranhense, a Petrobras e a União, terá mais força com a descoberta de gás mineral em várias regiões do estado.

Defensoria, Corregedoria, Controladoria e Procuradoria: perderão o status de Secretaria, passando a funcionar como órgãos auxiliares do gabinete.

Comissão Permanente de Licitação (CPL): Será responsável pela centralização das grandes licitações, fortalecendo a transparência das ações do governo. (Ed. 17.636; Primeiro Caderno; Política - pág. 03)

 

*Esta matéria também foi publicada no jornal O Imparcial.

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621