Sagrima apresenta projetos de apoio à piscicultura

29-01-2011 17:21

 

O desenvolvimento da cadeia produtiva de piscicultura na Região Tocantina foi um dos principais pontos da reunião entre gestores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), piscicultores e empresários da região. O encontro aconteceu ontem, no Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural).

Diversos técnicos da Sagrima participaram da reunião, entre eles, o secretário adjunto, Raimundo Coelho, e o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, José de Ribamar Rodrigues Pereira.

Para que os piscicultores possam acessar o crédito de investimento e custeio de projetos de criação de peixes, a Sagrima está intermediando a regularização dos mesmos junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), responsáveis, respectivamente, pela Licença Ambiental e pelo Registro de Aquicultor.

Raimundo Coelho disse que a reunião foi uma solicitação do Sinrural e teve como objetivo discutir a demanda dos piscicultores da região. “Ouvimos as solicitações e estamos trabalhando na regularização e ordenamento destes trabalhadores para que possamos desenvolver a cadeia produtiva de piscicultura”, explicou Raimundo Coelho.

O presidente do Sinrural, Karlo Marques, informou que, apesar da grande produção de peixe, a região abastece apenas cerca de 30% do mercado consumidor. “A regularização dos piscicultores vai possibilitar o acesso ao crédito e fortalecer a cadeia produtiva. Assim, poderemos estabelecer parcerias com multinacionais, além de que uma fábrica de ração já sinalizou que poderá prestar assistência técnica aos piscicultores”, ressaltou.

Presentes também na reunião em Imperatriz, o presidente do Sinrural, Karlo Marques; o chefe do núcleo da Secretaria do Meio Ambiente em Imperatriz, Valdemar Teles da Silva; o secretário Municipal de Agricultura, José Fernandes, além dos diretores das agências estaduais de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), José Araujo, e de Defesa Agropecuária (Aged), Marcelio Cangussu. Os dois órgãos fazem parte da Sagrima.

 (Fontes: JORNAL PEQUENO, Ed. 23577, GERAL – pág. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621