Secretaria de Minas e Energia define eixos de atuação

18-01-2011 15:07

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, afirmou, hoje (17), que está montando uma equipe de técnicos especializados e de gestores públicos visando planejar e executar os três eixos nos quais estão centrados os trabalhos da secretária: mineração, petróleo e gás e energia. Entre os técnicos convidados está o especialista em projetos e treinamentos no setor público, Lúcio Gusmão Lobo Júnior foi convidado para ser o secretário adjunto. 

De acordo com Ricardo Guterres, os três eixos centrais estão em consonância com os investimentos em andamento e previstos para serem instalados no Maranhão. O potencial de mineração, petróleo e gás e de energia, segundo ele, está despertando o interesse de investidores de todo o mundo. A Seme planeja fazer um mapeamento de toda a área geológica do Maranhão, em parceria com Ministério de Minas e Energia.

Entre os investimos estão a exploração de gás em Capinzal do Norte e Santo Antonio dos Lopes, a mineração de ouro em Godofredo Viana e Centro Novo e a instalação de usinas termelétricas e da hidrelétrica de Estreito.

A construção da mina da Aurizona em Godofredo Viana deve ser iniciada em agosto deste ano. J. Foram investidos R$ 100 milhões e a capacidade para produção é de três mil quilos de ouro por ano. A proposta, também, é atuar no Pólo Gesseiro de Grajaú, com o cuidado de garantir uma exploração sustentável.

Na área de energia, serão investidos no Programa Luz Para Todos, entre 2011 e 2012, R$ 504 milhões na instalação de 36.800 novas ligações em todo o estado, beneficiando milhares de famílias maranhenses.

O secretário de Minas e Energia também destacou o grande potencial do Maranhão na área de petróleo e gás, que está se consolidando com a instalação da Refinaria Premium I da Petrobras e com as descobertas da OGX na Bacia do Parnaíba.

 

(JORNAL A TARDE; ED 818; POLÍTICA – PÁG. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621