Secretaria de Trabalho acompanha desmobilização na refinaria Premium

06-02-2011 17:31

A Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) está acompanhando a desmobilização de trabalhadores da primeira fase das obras da refinaria Premium I da Petrobras, que será erguida no município de Bacabeira.

A área de 2.100 hectares do projeto está passando pelas obras de terraplanagem, supressão vegetal e montagem do canteiro de obras, que serão realizadas em três fases distintas, condicionadas aos períodos de estiagem de nossa região: segundo semestre de 2010 – que já aconteceu – segundo semestre de 2011 e segundo semestre de 2012. Esse cronograma prevê três janelas de contratação e três janelas de desmobilização, já acertados entre o Consórcio Galvão-Serveng-Fidens, a Petrobrás e a Setres.

Nesta primeira janela, cerca de 200 trabalhadores estão sendo desmobilizados e para monitorar o momento, a Setres está orientando e cadastrando os desmobilizados através do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O cadastramento tem dois objetivos, que são preparar os desmobilizados para o recebimento do seguro-desemprego e mantê-los como profissionais qualificados no banco de currículos do Sine.

De acordo com o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, esses trabalhadores reforçam a mão de obra no estado. “A Construção Civil tem sido o setor da economia que mais gera empregos no Maranhão e ter esses trabalhadores desmobilizados das obras da refinaria é garantia de que temos mão de obra para oferecer aos projetos que estão sendo construídos em nosso Estado”, disse o secretário.

Para a coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da Setres, Honorata Azevedo, esse acompanhamento é fundamental na hora da recolocação profissional. “Devido à experiência que eles adquiriram na obra, fica muito mais fácil reencaminhar esses egressos ao mercado de trabalho”.

 

(Fontes: JORNAL PEQUENO, Ed. 23585, GERAL – pág. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621