Secretário avalia a pavimentação usada na reconstrução da MA-014

07-08-2012 09:17

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Max Barros, e o deputado estadual Chico Gomes (DEM) vistoriaram, durante o fim de semana, as obras de restauração da MA-014, realizadas pelo Governo do Estado. Estão sendo recuperados 50 quilômetros da rodovia entre Vitória do Mearim e Viana. A partir do povoado Santeiro, por mais 50 quilômetros, está sendo providenciada a reconstrução completa da via.

No trecho final, que vai até o povoado Três Marias, em Pinheiro, haverá recuperação do pavimento também, totalizando aproximadamente 153 quilômetros de estrada totalmente nova.

Segundo Max Barros, a reconstrução da estrada no trecho do povoado Santeiro, em Viana, fez-se necessária devido à forte ação das águas dos campos da Baixada Maranhense, que ficam alagados no período chuvoso. Para evitar que o pavimento sofra com a ação da alta umidade, na recomposição da base da estrada está sendo utilizada a técnica chamada solo-cimento.

“Nesse trecho, são usados cerca de três mil sacos de cimento a cada quilômetro, garantindo mais firmeza à base e impermeabilizando ao mesmo tempo. Isso deve garantir que o asfalto não ‘estoure’ mais no período chuvoso, como é comum por aqui. Isso elevou um pouco o custo da obra, mas era uma determinação da governadora Roseana Sarney que conseguíssemos uma solução definitiva para os problemas enfrentados pelos motoristas nesta rodovia”, apontou.

O secretário avaliou, ainda, que a obra segue em ritmo acelerado. “Acompanhamos semanalmente a evolução da obra, e o que podemos garantir é que ela está em bom ritmo e deve ser entregue dentro do prazo contratual”, completou.

Cobrança – O deputado Chico Gomes lembrou que por muitas vezes cobrou, da tribuna da Assembleia Legislativa, a recuperação da estrada. Ele ressaltou ainda que a estrada havia sido refeita em 2008, mas o serviço não durou.

“As cobranças que fazíamos para que houvesse uma nova recuperação dessa estrada eram quase diárias, porque o serviço realizado aqui em 2008 não foi bem-feito. Agora, percebemos a qualidade do serviço e, como explicou o secretario Max Barros”, afirmou Chico Gomes. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621