Sedinc e INPI realizam curso de capacitação em Propriedade Intelectual

18-10-2011 14:49

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou, na  Fiema, a 3ª etapa do Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual. O curso será encerrado nesta quinta-feira (20).

O principal objetivo da Sedinc em promover o curso é fomentar a geração, proteção e comercialização da Propriedade Industrial (PI), por meio da disseminação desta cultura. O curso, que teve o nível básico realizado de julho a agosto de 2010, e o intermediário em março de 2011, tem como público alvo professores, pesquisadores, profissionais ligados à área, e empresários das micro, pequenas e médias empresas inovadoras do Maranhão.

Desde o princípio, a capacitação vem sendo ministrada por técnicos do INPI, com a abordagem de temas relevantes para pesquisadores e interessados em inovação. Segundo Rafaela Guerrante, técnica de monitoramento tecnológico do INPI, responsável pela aula do primeiro dia do curso sobre Monitoramento Tecnológico, a idéia é usar a patente como fonte de informação para prospectar a informação tecnológica, e se obter uma série de informações acerca de mercado. "Extraindo informações da patente a gente consegue obter uma série de outras informações, entre elas, qual o perfil do depósito de patentes ao longo dos anos, se aquela tecnologia é uma tecnologia nova, entre uma série de informações que podem beneficiar não só empresas que atuam no mercado, como também universidades, centros de pesquisa, inventores independentes, e o país como um todo", explicou.

Para Márcia Cristiane Silva Matos, assessora técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), o curso é muito importante também para quem trabalha na área. "Assim temos mais embasamento para orientar as pessoas que nos procuram na fase de registrar a patente", disse.

Desde 2006, por conta da Lei de Inovação e a necessidade das universidades disporem de uma instituição de ciência e tecnologia, vem ocorrendo uma capacitação dos profissionais que atuam dentro da área de Inovação e Tecnologia e tem ligação com o pesquisador e o INPI.

"Por meio desse curso eu consigo transmitir para os meus alunos, a necessidade que realmente se tem de transformar idéias em patentes", afirmou Francismar de Sousa, professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). (Fonte: Governo do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621