Sudam vai orientar técnicos maranhenses para capacitação

12-08-2011 15:41

Marco Aurélio D’Eça

Da Editoria de Política

Técnicos do Governo do Estado vão participar de treinamento na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com o objetivo de adquirir conhecimento para capacitar o empresariado maranhense na elaboração de projetos para obtenção de financiamento pelo Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). O acerto foi feito ontem, em Belém (PA), pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT), durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam. O primeiro treinamento acontece nos dias 17 e 18 deste mês, com técnicos das secretarias de Planejamento; Industria e Comércio e da Fazenda (Sefaz).

O FDA dispõe de R$ 1 bilhão em orçamento anual para financiamento de projetos. De acordo com o secretário de Planejamento, Fábio Gondim, os setores de infraestrutura, logística e energia são os mais viáveis. "Vamos trabalhar para que os incentivos fiscais e recursos da Sudam atendam mais projetos maranhenses", frisou Washington Oliveira.

De acordo com dados da Sudam, desde a recriação da autarquia, apenas um projeto de interesse do Maranhão foi aprovado e recebeu apoio financeiro do FDA. Foi o da Termelétrica Gera Norte, instalada e já inaugurada em Miranda do Norte, que recebeu financiamento de R$ 330 milhões. Por isso, a necessidade de orientação ao empresário maranhense.

O vice-governador do Maranhão participou de reunião específica com o superintendente da Sudam, Djalma Mello, juntamente com os vices do Tocantins e do Pará. Durante a conversa com os vice-governadores, o superintendente Djalma Mello ressaltou a necessidade de os Estados reforçarem as ações da Sudam e rearticular o Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Capacitação - Foi nesta reunião que os vice-governadores foram convidados para o Treinamento de Atração de Investimentos, que a Sudam ministrará nos dias 17 e 18 deste mês, na sede da instituição. Cada Estado pode indicar até três participantes.

No treinamento, os técnicos vão receber orientações sobre como funcionam os instrumentos de atração de investimentos concedidos pela Sudam: os incentivos fiscais e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). "Esperamos que cada Estado aprenda a acessar esses instrumentos. Quanto mais eles souberem, mais ganhará a Amazônia", disse Djalma Mello.

Além dos vice-governadores, participaram da reunião representantes do ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e do Banco da Amazônia.

Washington Oliveira estava em Belém para a reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Em decorrência da ausência do ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, a reunião ordinária do Condel/Sudam, convocada pela presidente Dilma Rousseff, não teve caráter deliberativo.

A próxima reunião do Condel/Sudam acontecerá em Rio Branco (AC), em data ainda a ser confirmada, por ocasião do Fórum de Governadores da Amazônia.

Mais

A pauta do Condel será transferida para a próxima reunião do Conselho, que deverá acontecer por meio de videoconferência até o dia 15 deste mês, data limite para a aprovação de matérias de caráter emergencial, a exemplo das diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional do Norte (FNO), administrado pelo Banco da Amazônia.

 (Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, POLÍTICA, PÁG.02)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621