Supersafra de soja deverá ser colhida no MA

06-02-2011 17:14

Dados da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), instituição sediada em Balsas, informam que a região sul do Maranhão colherá uma supersafra de soja estimada em 1,6 milhão de toneladas. O volume é quase 300 mil toneladas superior à produção da oleaginosa no estado ano passado.

Segundo a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, a grande produção de soja nesta safra (2010/2011) na região, além do aumento da área plantada, que saltou para 503 mil hectares, clima favorável (chuvas regulares) e não ocorrência de ferrugem asiática, é resultado principalmente do uso de tecnologia nas lavouras.

“Os produtores estão fazendo o devido manejo de solo e utilizando cultivares indicadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tudo isso favorece a produtividade da lavoura”, disse Gisela Introvini.

De acordo com a Fapcen, com a elevação do nível de produtividade das lavouras de soja, deverão ser colhidas em média 3.180 kg/ha do grão. Na safra passada (2009/2010), a produtividade média foi de 2.650 kg/ha na região.

O plantio de soja no sul do Maranhão foi iniciado em novembro. A colheita está prevista para março. Pelo menos 70% da produção já estão negociados com as grandes trades do agronegócio, como a Bunge e Cargill. “Normalmente, os produtores negociam antes boa parte da safra”, frisou o engenheiro agrônomo da Projetisa, empresa de consultoria que atua na região de Balsas, Rui Gomes.

Nos cálculos da Projetisa, a área plantada de soja na região sul do estado na safra 2010/2011 teve incremento em torno de 5% e a produção da oleaginosa deve alcançar aumento de 10%.

Além do crescimento da produção, preço da commoditie também favorece, variando entre R$ 43,00 e R$ 45,00 a saca. “O preço pode ser considerado bom, tendo em vista que os custos de produção ficaram muito abaixo nesta safra”, observou o engenheiro agrônomo da Projetisa.

No Brasil – O último levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que a produção nacional de soja na atual safra é estimada em 68,55 milhões de toneladas.

A área de plantio chegou a 24,08 milhões de hectares, um crescimento de 2,6%, ou 611 mil hectares superior à da safra 2009/10, quando foram cultivados 23,47 milhões de hectares, constituindo-se na maior área cultivada com a oleaginosa.

Na região Centro-Oeste, as chuvas vêm ocorrendo de forma regular e bem distribuídas, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. O mesmo vem acontecendo nos estados produtores do Nordeste, região de Cerrado, especificamente no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão.

Agroconsult prevê safra recorde de soja no país

São Paulo - A safra de soja do Brasil em 2010/11 deverá atingir um recorde de 70,3 milhões de toneladas, ante previsão do mês anterior de 68,4 milhões de toneladas, informou na quinta-feira passada a Agroconsult.

O crescimento da produção da soja se deve ao aumento de área para um recorde de cerca de 24 milhões de hectares de área cultivada com a oleaginosa, contra 23,5 milhões de hectares do ciclo anterior. Além disso, a Agroconsult espera produtividade recorde.

"A safra está boa de ponta a ponta", disse o diretor da Agroconsult, André Pessôa. Ele acrescentou que o clima está favorável ao desenvolvimento das lavouras, contrariando previsão inicial de que a seca provocada pelo La Niña pudesse causar perdas.

Na safra passada, o Brasil produziu 69 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa da Agroconsult.

A nova previsão foi feita antes do início do chamado Rally da Safra, expedição técnica pelas áreas produtoras organizado pela Agroconsult, que deverá levantar no campo o tamanho da safra brasileira.

As várias equipes da expedição, que começou em 31 de janeiro, deverão percorrer 55 mil quilômetros no Brasil até 27 de março. Elas deverão colher cerca de 1.300 amostras nas lavouras com o objetivo de realizar o levantamento.

A safra de milho de verão da atual temporada foi estimada em 32,6 milhões de toneladas. Em dezembro, a consultoria havia estimado a produção de primeira safra em 32,05 milhões de toneladas.

A safra total de grãos 2010/11 foi estimada em 154,27 milhões de toneladas, um recorde que representa um crescimento de 3,7% em relação à temporada anterior.

 

(Fontes: ESTADO DO MARANHÃO, ED.17.708, ECONOMIA)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621