Suzano analisa investimento para construção de porto no Maranhão

27-11-2010 11:02

SÃO PAULO - O presidente da Suzano Papel e Celulose, Antonio Maciel Neto, afirmou nesta semana que a companhia está em processo de análise para definir como será viabilizado o investimento na construção de um porto de onde será exportada a celulose produzida nas fábricas do Maranhão e do Piauí. O projeto, de acordo com o executivo, poderá ser feito pela Suzano em parceria com outras empresas ou de forma independente. A revelação ocorreu durante um evento promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo (SP).

O terminal logístico deverá ser instalado "preferencialmente em São Luís (MA)", segundo Maciel, e deverá ter capacidade mínima para transportar três milhões de toneladas anuais de celulose, equivalente ao volume que será produzido nas duas linhas de produção. Para se tornar mais viável economicamente, entretanto, o porto deverá ter capacidade superior a esse volume e poderá receber também celulose produzida por outras empresas.

Bacabeira - Segundo fontes do setor portuário maranhense, além de São Luís, um possível local para a construção do terminal portuário da Suzano deve ser próximo à foz do Rio Mearim, no município de Bacabeira (a 66 quilômetros de São Luís). A cidade é cortada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga a zona portuária ludovicense ao pólo industrial da Suzano, no sul do Maranhão, que deve iniciar operações no segundo semestre de 2013. O acesso marítimo é pela Baía de São Marcos.

Cabe ressaltar que a opção pela foz do Mearim como nova zona portuária do Maranhão também está nos planos do Grupo Aurizônia, que desenvolve um projeto de terminal marítimo na região, bem como da Petrobras e o seu braço logístico, a Transpetro, que estuda (mas ainda não confirmou oficialmente) uma parceria com a Aurizônia para utilizar o porto para movimentar insumos e a produção da Refinaria Premium I, projeto em fase de implantação em Bacabeira. Para tanto, o licenciamento ambiental para movimentação de granéis líquidos está em trâmite na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). (Ed. 17.637; Primeiro Caderno; Portos - pág. 12)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621