Suzano discute criação de consórcio para a formação de mão-de-obra qualificada

13-01-2011 17:43

Imperatriz - Representantes da Suzano Papel e Celulose se reuniram segunda-feira (10) com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, para anunciar e pedir o apoio para constituir uma espécie de consórcio que possa gerar e qualificar mão-de-obra especializada para fazer frente às atividades da empresa, seja na fase de construção da planta industrial ou quando estiver em funcionamento.

A estimativa é de que sejam qualificadas pelo menos 7mil pessoas de Imperatriz e cidades vizinhas. O diretor de Recursos Humanos da empresa, Carlos Alberto Griner, que estava acompanhado do gerente-executivo Fernando Bilia e de Ilques Sandes Melo, da área de recursos humanos, esclareceu que isso não significa que a Suzano contratará os 7 mil, mas é uma maneira de compartilhar a mão-de-obra que será utilizada pelas várias empresas que certamente prestarão serviço nas fases de execução do projeto em Imperatriz.

A intenção da Suzano é constituir parceiros e dividir a responsabilidade de formar a mão-de-obra especializada. O entendimento é de que, com essa força de trabalho, não haja a necessidade de importar trabalhadores de outras regiões do país.

“Essa medida é socialmente melhor e ajuda a abrir caminhos”, ressaltou Carlos Alberto Griner, acrescentando que hoje não basta só ter vontade e motivação, mas qualificação.

Vontade - Para a construção desse projeto, o diretor disse que é necessário o peso institucional da Prefeitura, que, desde o princípio, tem hipotecado apoio para a empresa se instalar em Imperatriz.

Antes da definição por Imperatriz, havia uma inclinação do grupo pelo município de Porto Franco. Por mais de uma vez, Madeira se reuniu com a direção da empresa em São Paulo, que acabou optando por se estabelecer no município de Imperatriz.

O prefeito reiterou o compromisso de continuar a contribuir para que a Suzano se consolide em Imperatriz. Madeira, que estava acompanhado do procurador-geral do município, Gilson Ramalho, do secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Enéas Rocha, e do secretário de Educação, Zeziel Ribeiro, disse que o município continua aberto para as empresas que quiserem investir e que sancionou no fim do ano passado a lei especial voltada para o desenvolvimento econômico de Imperatriz.

No consórcio para formação da mão-de-obra que poderá ser usado pela Suzano Papel e Celulose, além da Prefeitura, estarão a Associação Comercial e Industrial, empresas de engenharia e de construção civil e, ainda, o Serviço Nacional da Industria (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A construção da unidade de produção de celulose do Grupo Suzano deverá ser iniciada em março, com previsão de entrar em operação em 2013.

Mais

O projeto da Suzano Papel e Celulose é orçado em aproximadamente R$ 3 bilhões, com capacidade de produção da ordem de 1,3 milhão de toneladas por ano, podendo alcançar 1,5 milhão de toneladas/ano. A estimativa menos otimista é de que a obra vai gerar cerca de 11 mil empregos, entre diretos e indiretos, durante a fase de construção.

 

(O Estado do Maranhão - pág. 03; Cidade)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621