Vale oferece pós-graduação em porto para engenheiros

26-01-2011 16:58

 A Vale está com inscrições abertas para o Programa de Especialização Profissional 2011. Este ano, o programa vai oferecer pós-graduações em três modalidades distintas: mineração, ferrovia e porto. Neste último caso, o curso será ministrado em São Luís (MA), com 40 vagas. Para as três modalidades foram abertas 133 vagas, divididas em quatro turmas, e a empresa divulgou já ter recebido mais de 2,5 mil inscrições. Contudo, a seleção continua aberta e pode ser feita pelo site www.vale.com/oportunidades.

Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3,2 mil, durante os meses de formação. No caso da pós-graduação em Ferrovia, a Vale informou que as aulas ocorrerão em São Luís e em Vitória (ES), enquanto o curso na área de mineração será em Ouro Preto (MG).

De acordo com informes da Vale, o programa de especialização busca desenvolver engenheiros e geólogos por meio de curso de pós-graduação nas localidades onde a empresa está presente. Dessa forma, a empresa contribui com o atendimento da demanda por profissionais especializados e, ao mesmo tempo, promove a inovação tecnológica e o desenvolvimento local por meio da geração de empregos e renda.

Requisitos - Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter concluído a graduação entre dezembro de 2007 e dezembro de 2010 num dos seguintes cursos de Engenharia: Civil, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Segurança, Telecomunicações, Automação, Produção, Metalurgia e de Minas, bem como Geologia (para a turma de especialização em mineração).

Além disso, é exigido do candidato o conhecimento da língua inglesa (nível intermediário), foco na carreira técnica e disponibilidade total para residir no local de realização do curso durante cerca de três meses. Como benefício, cada participante selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 3,2 mil durante os três meses de curso. A instituição de ensino responsável pela formação será a responsável pelo pagamento. Ressalte-se que, segundo informativo da Vale, as despesas com alimentação, hospedagem, deslocamento e/ou quaisquer outras são de responsabilidade exclusiva do participante.

O processo seletivo será realizado em cinco fases, iniciando pela análise curricular, provas online (inglês e raciocínio lógico); dinâmica de grupo e redação; entrevista por competências; e um painel final (a ser confirmado ao longo do processo seletivo).

Porto - O curso de pós-graduação em Porto será realizado em São Luís e dispõe de 40 vagas. O objetivo é desenvolver uma visão integrada das atividades portuárias, permitindo uma atuação nos diversos processos de operação e gestão de portos e terminais marítimos. O curso tem carga horária de 390 horas (aproximadamente três meses), com aulas teóricas complementadas por atividades práticas nas áreas de negócios da Vale. A formação será ministrada em parceria com instituição de ensino a ser definida

Ferrovia - O curso de pós-graduação em Ferrovia oferece 59 vagas, divididas em duas turmas, sendo uma com 30 participantes, em São Luís/MA, e outra com 29, em Vitória (ES). O início das aulas está previsto para maio e agosto deste ano. O informativo da Vale não especifica qual turma iniciará primeiro, se a de São Luís ou se a de Vitória.

O curso tem carga horária de 420 horas (aproximadamente quatro meses), e visa desenvolver conhecimentos e habilidades específicas relacionadas a transportes ferroviários, com foco em conceitos, ferramentas e metodologias voltadas a operação, manutenção e gestão de ferrovias. A formação será ministrada em parceria com instituição de ensino a ser definida.

Mineração - O curso de pós-graduação em Mineração dispõe de 40 vagas, com início das aulas previsto para maio deste ano, com carga horária de 420 horas (aproximadamente quatro meses) e será ministrado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O curso pretende desenvolver uma visão técnica geral da atividade de mineração por meio de uma abordagem sistêmica, não aprofundada, dos processos da cadeia produtiva (operação de mina, beneficiamento, pelotização e logística).

 (Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.697, PORTOS – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621