Washington Luiz afirma que Dilma, Lula e Roseana serão fortes puxadores de votos

23-07-2012 19:16

22 de julho de 2012 às 09:44

Por Waldemar Terr (Repórter de Política) / wter@uol.com.br – wter.blog.uol.com.br

ELEIÇÕES 2012

O candidato a prefeito de São Luís pelo PT e mais 13 partidos, Washington Luiz Oliveira, garante que a presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e a governadora Roseana Sarney (PMDB) serão grandes puxadores de votos para sua candidatura. Washington abre a série de entrevistas que o Jornal Pequeno pretende realizar com os oitos candidatos que estão na disputa na capital.

O petista diz que o que levou a ser candidato é “a vontade de servir São Luís, que completa 400 anos, e que ainda não teve uma gestão que fosse capaz aproveitar todas das potencialidades do município e transformá-lo em uma cidade melhor para a população viver”.

Tendo o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) como companheiro de chapa, Washington Luz garante que se for eleito pretende imprimir um estilo moderno de gestão à frente da prefeitura.

A seguir a entrevista.

Jornal Pequeno – O que levou o senhor a ser candidato?

Washington Luiz – A vontade de servir São Luís, que completa 400 anos, e que ainda não teve uma gestão que fosse capaz aproveitar todas das potencialidades do município e transformá-lo em uma cidade melhor para a população viver.

JP – Como se dará a campanha nesta primeira fase?

WL – Com a mobilização da militância dos 14 partidos que compõem a nossa Coligação e do time de candidatos a vereador que somam quase quatrocentos. Conto com a fundamental participação do meu companheiro de chapa, Afonso Manoel, que tem grande representatividade e credibilidade em amplos setores da sociedade de São Luís. E, claro, dos movimentos sociais e comunitários que sempre estiveram do nosso lado.

JP – Quais as prioridades básicas de campanha?

WL – Em primeiro lugar, mostrar que São Luís pode ser uma capital melhor para se viver. Dialogar com a população e afirmar que podemos ter uma gestão para a cidade que tenha a parceria do governo do Estado e do governo federal, juntos para resolver os problemas da cidade, pois é injusto São Luís ser administrada por quem não tem visão moderna de gestão e que não consegue trabalhar articulado. Isto gera sérios problemas e a população está cansada disso. No nosso caso, temos os dois governos que estão do nosso lado.

JP – Qual será o estilo de campanha, incisivo ou propositivo?

WL – Será propositivo. Eu não pretendo atacar ninguém, quero discutir os problemas da cidade e as propostas para enfrentarmos juntos estes problemas. Mas sabemos que, por exemplo, o atual prefeito tende a querer politizar a campanha, e nós entendemos que o debate deve ser administrativo e não somente sobre o que ele fez ou deixou de fazer nesses quatro anos de mandato. Aí seremos propositivos, na medida em que iremos mostrar o que não foi feito e o que podemos fazer em São Luís na maioria das áreas de governo.

JP – Qual a importância do horário eleitoral de rádio e TV?

WL – Tem importância estratégica para mostrar propostas para a cidade. Nossa coligação tem o maior o tempo de teve e rádio, e temos muito que mostrar, fará um programa temático sobre o que iremos fazer por São Luís, mas dizer também o que deixou de ser feito pela atual administração.

JP – Como analisa os índices alcançados atualmente nas pesquisas que já foram divulgadas?

WL – Nas últimas eleições para prefeito de São Luís, o candidato que eu apoiei apresentava, neste momento inicial da campanha, índices muito baixos nas pesquisas. Mas com o nosso apoio, com o apoio do PT, do governo Lula e da então ministra Dilma, hoje a nossa presidenta da República, o candidato apoiado pelo PT quase ganha de João Castelo. Estamos caminhando nesta direção, de crescimento, com o apoio da Dilma, do Lula e da Governadora Roseana e o seu Grupo.

JP – Quais são os principais problemas de São Luís?

WL – São Luís convive com problemas históricos, mas os principais são: infraestrutura que inclui desde os transportes, saneamento e mobilidade urbana. Sem dúvida um dos maiores problemas atualmente é de gestão. Temos uma gestão centralizada, sem transparência e que não respeita a participação popular.

JP – A cidade completa agora 400 anos de fundação, por isso o futuro prefeito deve ter algumas preocupações em especial?

WL – Com a população, claro. Principalmente com os mais carentes para quem queremos construir “outros 400 anos”. Com as famílias que têm os seus filhos na educação básica e dependem do município. É muito importante para uma família saber que as aulas dos filhos tem dia para começar e para encerrar, pois isto faz parte do calendário escolar e familiar.

JP – Qual o potencial da chapa de candidatos a vereador?

WL – Acho que o potencial maior é a incorporação de uma força política muito ampla e representativa da cidade de São Luís em todos os níveis. O nosso time de candidatos a vereador é muito forte, temos quatrocentos candidatos que estão compondo as seguintes chapas proporcionais: PT e PTB; outra Coligação composta pelo PV, PT do B, PSC, PSD e PHS, a do PMDB e DEM e temos mais a do PSL, PPL e PTN. Portanto, temos um potencial grande.

JP – Como analisa a aplicação da Lei da Ficha Limpa?

WL – Deve ser aplicada em sua plenitude, mas todos têm direito ao pleno direito de defesa.

JP – Como se dará a participação da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e da governadora em sua campanha?

WL – São dois grandes companheiros do PT. Um ex-presidente que mudou o Brasil e a atual presidenta que está aprofundando as mudanças no país. Ambos apoiam a nossa candidatura. O ex-presidente Lula de forma mais ostensiva até porque pode fazer isso. A nossa presidente tem suas responsabilidades políticas e institucionais que impedem que ela apoie a nossa candidatura oficialmente, até porque ela é a presidenta de todos os prefeitos. Aliás, vejo que o atual prefeito tenta pegar ‘carona’ na popularidade da presidenta e do seu governo. Agora imaginem: se a presidenta Dilma faz muito por São Luís sendo administrado pelo PSDB, imagine o que não vai fazer com uma gestão do PT em São Luís?

 (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621