Workshop discute Plano de Desenvolvimento Econômico Local em São Luís

19-11-2010 12:33

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), está realizando uma agenda de atividades inerentes à elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), no âmbito do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, em parceria com o Banco Mundial (Bird). Como parte da programação, um workshop, no Brisa Mar Hotel, discutiu estratégias e ações com o Grupo Executivo DEL e o Consórcio ECG/Máquina

O objetivo da elaboração do plano DEL é fornecer ao município diretrizes para o desenvolvimento econômico, aumentar o número e a qualidade de empregos para a população e incrementar a renda local, respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, a fim de garantir melhor qualidade de vida da população.

Segundo a titular da Seplan, Maria do Amparo Araújo Melo, a construção do DEL é um processo de ação continuada, visto que a ideia é identificar os pontos estratégicos necessários visando ao alcance das metas definidas para o horizonte temporal de curto, médio e longo prazo.

“Temos que ter muita clareza para saber como São Luís vai crescer e se desenvolver, pois temos inúmeras potencialidades que precisam se transformar em oportunidades”, destacou Maria do Amparo.

Também presente ao evento, o consultor da ECG/Máquina, Luís Contreiras, explanou o momento pelo qual passa o processo. “Nesse conjunto de atividades, vamos definir as estratégias de desenvolvimento que São Luís vai seguir nos próximos anos. Já estamos de posse de um diagnóstico a partir do qual serão elaboradas as táticas a serem seguidas, e, como se trata de um plano, o momento atual é nevrálgico para todo o processo”, reiterou Luís Contreiras.

O encontro prossegue até esta quinta-feira (18), quando todos se reunirão novamente para, desta vez, apresentar todas as atividades e produtos desenvolvidos, até o momento, para o prefeito João Castelo e secretários municipais.

Participaram do encontro representantes da Seplan, Alumar, Emap, Caixa Econômica Federal, Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís, Secretaria Municipal de Turismo (Setur), além de consultores da empresa ECG/Máquina, que apresentaram relatórios que já foram discutidos com a municipalidade.

O plano DEL

No âmbito do Programa Bacia do Bacanga, como parte de um dos produtos do Componente 1, foi contratado pela Prefeitura um consórcio formado pelas empresas Economic Competitiveness Group (ECG) e Máquina da Comunicação. Elas atuam como facilitadoras do processo de elaboração do plano, cabendo aos atores locais o protagonismo no desenvolvimento das atividades.

O plano DEL está sendo elaborado obedecendo quatro fases pré-estabelecidas pela municipalidade e em conjunto com empresas, academia, entidades do poder público e sociedade civil organizada.

Na primeira fase, foi entregue uma ampla estratégia de comunicação com o intuito de incentivar a participação coletiva na construção do documento. Foram igualmente realizadas entrevistas com agentes dos setores públicos e privado para sondagem das prioridades e desafios para o desenvolvimento econômico local.

Já na segunda fase, o modelo de desenvolvimento de estratégia econômica foi aplicado pelo consórcio, com base em anos de experiência prévia. O trabalho refere-se a recomendações para melhorar a disponibilidade de dados socioeconômicos, avaliação socioeconômica e competitividade local.

Na terceira fase, a avaliação do grupo executivo DEL dos relatórios elaborados darão os fundamentos e subsídios para o início da elaboração dos objetivos, estratégias, projetos e ações prioritárias que deverão constar no Plano DEL.

Na quarta e última fase, serão desenvolvidos indicadores qualitativos e quantitativos a fim de permitir o acompanhamento de variáveis que assegurem a sustentabilidade, em um processo contínuo e flexível de revisão das suas estratégias e o monitoramento e avaliação da implementação do plano DEL.

Participação dos segmentos

Para garantir a efetiva participação dos atores locais em todas as etapas de elaboração e implementação do plano, foi formado o grupo executivo DEL, com representações institucionais da universidade, empresariado, poder público e sociedade civil organizada, onde foram desenvolvidas uma série de reuniões e entrevistas, desde o lançamento público das atividades de elaboração do Plano DEL, que aconteceu no dia dez de junho de 2010.

A elaboração do plano DEL está levando em consideração estudos, pesquisas e projetos já desenvolvidos, assegurando um importante elo de continuidade das políticas públicas. O plano está inserido em um conjunto de ações estruturantes para o município que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão, com a elaboração do novo geoprocessamento da cidade, obras de saneamento, pavimentação, abastecimento de água, habitação, saúde, educação, qualificação profissional, fomento ao turismo, entre outras realizações. (JP On line; Cidade)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621