“Maranhão Profissional” é lançado em Imperatriz e em outros pólos maranhenses

18-05-2011 08:37

 

Imperatriz – Foi lançado ontem em Imperatriz e em outros pólos o Programa Maranhão Profissional e ministrada a aula inaugural. O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, participou da solenidade por videoconferência no Centro Tecnológico do Maranhão (Cetecma), em Imperatriz.

O programa integrado de educação profissional do Maranhão visa qualificar, até 2014, mais de 400 mil pessoas em várias áreas para atender à demanda de empreendimentos em execução no estado que somam R$ 100 bilhões.

No pólo do Cetecma em Imperatriz serão oferecidas 192 vagas para os cursos de Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações, Eletrônica e Elétrica. Cada curso terá duração de 120 horas/aulas. Elas serão ministradas via videoconferência para os pólos do Cetecma direto da Escola Elétrica no Rio de Janeiro.

A diretora do Serviço Nacional de Empregos (Sine), Lurdes Silva, explicou que o programa é um dos mais arrojados do país em função de ter meta audaciosa de qualificar mais de 400 mil pessoas em quatro anos.

“Ele é arrojado por essa meta grandiosa, mas, além disso, é um programa diferente dos demais também porque com os outros primeiro é feito o lançamento, e o nosso foi o contrário. Fizemos as inscrições e o dia do lançamento é o dia da aula inaugural”, ressaltou Lurdes Silva.

O Sine será o órgão que fará com o Estado a intermediação da colocação dos novos profissionais no mercado de trabalho. Lurdes Silva adiantou que todos os alunos que participam dos cursos têm lugar garantido no mercado de trabalho porque os cursos foram escolhidos de acordo com a demanda.

Esperança - O secretário do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, disse durante a solenidade que o programa representa uma esperança para a população maranhense e empreendedores que passarão a contar com a mão-de-obra qualificada do próprio Estado sem a necessidade de recorrer a trabalhadores de outros lugares do Brasil.

“O Maranhão Profissional é a demanda real com a demanda de futuro. Estamos colocando no Maranhão a expectativa de 100 bilhões de reais de investimentos em grandes projetos a se instalar e então temos que correr para capacitar, qualificar e encaminhar esses trabalhadores para onde estiver demandando vagas”, frisou o secretário.

O assessor especial da Casa Civil para a Regional, Adhemar Freitas, também ressaltou a importância do programa desenvolvido pelo Governo do Estado para o desenvolvimento econômico do Maranhão.

O assessor ressaltou que o programa vem em boa hora para atender à demanda de postos de trabalho abertos pelas empresas que estão se instalando em Imperatriz. Como exemplo ele citou a Suzano Celulose e Papel, que está em fase de instalação de uma indústria no município e recentemente lançou um programa de formação e qualificação de profissionais em parceria com o Governo do Estado.

“Queremos que as pessoas daqui se interessem, busquem essa qualificação para não corrermos o risco de ver as empresas trazendo profissionais de fora para atuar aqui”, disse Adhemar Freitas.

Participaram do lançamento e aula inaugural do programa, via videoconferência, direto do Cetecma, no bairro Bonsucesso, o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Gilson Kyt, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Almeida, o assessor Especial da Casa Civil, Adhemar Freitas, a diretora do Sine, Lurdes Silva, representantes do Sindicato dos Urbanitários e Indiana Guimarães, representando o prefeito Madeira. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621