15 projetos de inovação são selecionados no MA
O Sistema Fiema, pela ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), selecionou quinze projetos de alunos e docentes de cursos técnicos oferecidos pela instituição para participarem da Etapa Estadual do Inova Senai 2011. Os três primeiros colocados representarão o Maranhão na Etapa Nacional da Mostra, no ano que vem.
O Inova Senai é um espaço onde instrutores e estudantes das unidades do Senai de todo o Brasil expõem processos e projetos de pesquisa criativos, exclusivos e aplicáveis de interesse da indústria e da comunidade.
A apresentação dos projetos maranhenses está prevista para novembro, na Fiema, em São Luís. As demonstrações serão audiovisuais ou pela apresentação do funcionamento de protótipo/ maquete do projeto ou processo.
A primeira participação de um maranhense na Etapa Nacional da Mostra foi no ano passado, quando a instrutora do Curso Técnico de Vestuário do Senai-MA, Jacirene França, foi selecionada e acabou ganhando o primeiro lugar pelo processo “Curtimento de Pele de Pescada por meio de Tanquinho de Lavar”.
A pesquisa de Jacirene chama a atenção, pois o couro do peixe, depois de curtido, compõe ousados artigos da moda feminina, como roupas e acessórios (bolsas, sapatos e brincos).
A produção despertou o interesse de empresas do Sul e Sudeste do país e até de Taiwan, onde ganhou o prêmio. “Tenho recebido muitas propostas para comercialização da coleção”, afirma a pesquisadora, que se prepara para cursar doutorado em Biotecnologia Industrial.
Projetos
Os 15 projetos inscritos e selecionados trazem processos inovadores em diversas áreas técnicas, desenvolvidas nas salas de aula dos cursos oferecidos pelo Senai Maranhão, nas unidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal. São 4 na área de eletromecânica, 4 do curso de Mecânico de manutenção de motocicletas, 3 na área de Eletricista Instalador Industrial, 2 de Vestuário e 2 de Alimentos. “Temos projetos muito maduros, que já podem ser apresentados ao mercado”, assegurou a coordenadora de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Senai-MA, Scheherazade Bastos.
Um exemplo é o projeto de “Produção e Aproveitamento do Biogás a partir do bagaço da cana de açúcar”, que tem fogo no empreendedorismo e na sustentabilidade. Desenvolvido por 3 estudantes do curso de Eletromecânica, da unidade do Senai em Imperatriz, o projeto foi criado para beneficiar 100 famílias carentes do município de Campestre.
“O gás vair servir para a cozinha e veículos utilizados pelas famílias que se cadastraram para participar do projeto”, conta Johann Breno, um dos autores do referido invento.
Somado às ações do Sesi e Senai, o Sistema Fiema criou oNúcleo de Inovação para concentrar todo o apoio a iniciativas empreendedoras e inovadores desenvolvidas na Casa da Indústria, que inclui ainda o IEL. A finalidade do NI é atender a demanda do setor produtivo industrial maranhense, no que se refere, especialmente, ao fomento da Inovação e da Proteção ao Conhecimento produzido. (Fonte: O Imparcial)