17ª Intermodal começa na próxima semana em SP

01-04-2011 08:52

 

SÃO PAULO - A 17ª Intermodal South America vai ter início terça-feira (dia 5), no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). O evento é tido como o mais importante encontro de negócios dos setores de logística, transporte e comércio internacional das Américas, com 550 empresas expositoras de 18 países. O evento teve sua área de exposição ampliada, ocupará 35 mil metros quadrados, divididos em cinco pavilhões, além de mais de 3 mil metros quadrados da área externa do Transamérica, que serão utilizados para a exposição de equipamentos. A expectativa da UBM Brazil, organizadora do evento, é de receber cerca de 43 mil profissionais visitantes.

Na ocasião, a Secretaria de Portos (SEP) deve assinar um acordo de cooperação técnica entre a União, a Autoridade Portuária de Antuérpia e o Centro de Treinamento da Antuérpia/Flandres, a fim de promover a troca de dados sobre capacitação e informação portuária. Kris Peeters, ministro-presidente da região de Flandres (Bélgica), está confirmado para o evento e assinará o acordo na presença do assessor internacional da SEP, José Newton, que representará o ministro Leônidas Cristino, que participará da feira no dia 6.

Outro destaque desta edição da Intermodal é a exclusiva conferência organizada em paralelo à exposição, com duração de dois dias. Resultado da parceria entre o JOC - Journal of Commerce - e a UBM Conferences, a 3ª edição da conferência JOC Infraportos contará com debates, palestras, casos práticos e workshops com os mais importantes players e experts no setor.

Itália - Portos da Ligúria apresentam avanços e inovações em suas cadeias logísticas durante a 17ª Intermodal South América. Autoridades italianas portuárias vão destacar a importância da gestão logística e a eficiência operacional na cadeia global de distribuição.

Os Portos da Região Ligúria (Gênova, La Spezia e Savona) totalizam 28 partidas por mês para o Brasil, um tráfego de cem mil contêineres por ano e mais de um milhão de toneladas de mercadorias para a América do Sul. A região é o principal polo portuário de todo o Mediterrâneo, com um arco de 130 km de costa, que inclui os portos de Savona, Gênova e La Spezia, representando um estratégico ponto de referência para o comércio Brasil-Europa.

Portugal - O Porto de Lisboa vai participar pelo quarto ano consecutivo da Intermodal South América. Durante o evento, estarão presentes representantes da Administração do Porto de Lisboa e de empresas que operam em seus terminais. O Porto de Lisboa afirma sua importância nas principais rotas marítimas do Atlântico e sua posição fundamental para o alargamento de sua área de influência (hinterlândia) na Península Ibérica. Integrado na Plataforma Logística de Madrid desde 2006, o Porto de Lisboa é líder português em movimento de carga "conteinerizada" e de granéis agro-alimentares.

A América Latina representa um mercado estratégico para o Porto de Lisboa, a melhor porta de entrada na Península Ibérica. O Porto de Lisboa assegurou há mais de um ano a ligação direta da capital portuguesa com o Brasil, Argentina e Uruguai em serviço regular de cargas contentorizadas, e mais recentemente garantiu essa ligação também para o Chile, Peru e Colômbia.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.703, Portos – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621