31 navios esperam na Baía de São Marcos

11-03-2011 15:01

 

Amovimentação de navios mercantes na Baía de São Marcos tem sido intensa nas últimas semanas. Ontem, havia 31 embarcações à espera de vaga nos 11 atracadouros do Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra os portos do Itaqui e da Alumar, além do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale). Até o fim da tarde de ontem, haviam sete navios atracados no sistema, entre eles o Berge Stahl, tido como o maior graneleiro do mundo.

Os dados são do sítio eletrônico Marine Traffic, que monitora a movimentação de navios mercantes pelo sistema de localização via satélite conhecido como AIS (Automatic Identification System), bem como da empresa de praticagem Pratimar.

De acordo com as estatísticas, o CPSL atendeu 37 navios do início do mês até ontem, o que dá uma média de 3,7 navios/dia. Foram 14 navios no Porto do Itaqui e também 14 no TPPM, além de nove no Porto da Alumar. No comparativo com o número de embarcações na Baía de São Marcos, significa dizer que a fila de navios corresponde a 83,7% do total de atendimentos já realizados pelo sistema portuário.

Atracados - De acordo com os dados da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, praticamente todos os seis atracadouros estavam ocupados, ontem, a exceção do berço 101, localizado na porção sul do porto. No berço 102, estava o navio African Orchid em descarga de 10,5 mil toneladas de trigo. O navio tem 164 metros (m) de comprimento e 21 mil toneladas de porte bruto (DWT, da sigla em inglês), com previsão de desatracação para o dia 16 deste mês.

O maior navio em operação no Itaqui, ontem, era o Almi Spirit, de 243 m de comprimento e 105,5 mil DWT, em descarga de 100 mil toneladas derivados de petróleo no berço 106.

Estão previstos para concluir operação ainda hoje (11) dois navios no Itaqui: o Theano e o Aegeas, ambos em operação com derivados de petróleo. O primeiro está atracado no berço 103 em descarga de 11 mil toneladas. O segundo estava em carregamento de 34 mi toneladas no berço 104.

Outra embarcação de grande porte, o Anny Petrakis, com 224 m de comprimento e 68,7 mil DWT está com data de desatracação marcada para hoje. O navio está atracado no berço 105 do Itaqui, arrendado à Vale, que o denomina Píer II, em operação de carga de 75.181 toneladas de ferro-gusa.

No terminal da Vale, além do Anny Petrakis, está em operação o navio Berge Stahl, que atracou no Píer I na quarta-feira (9) e está carregando 355 mil toneladas de minério de ferro. O cargueiro tem 364.767 DWT e 343 m de comprimento.

Fundeados - Na Baía de São Marcos, de acordo com os relatórios da Pratimar e do sítio eletrônico Marine Traffic, estão à espera de vagas no Porto do Itaqui os navios: Itabuna (44,5 mil DWT) para carregamento de 40 mil toneladas de derivados de petróleo; Sir Albert (15,9 mil DWT) para descarga de 5 mil toneladas de fertilizante; e o Diler 4 (37,7 mil DWT) para descarga de 23 mil toneladas de cimento. Os maiores navios fundeados estão no aguardo de vagas no TPPM, como: Paradise N (322,3 mil DWT), Hugo N (297 mil DWT), Sinoglory (265,8 mil DWT), Berge Elbrus (289,4 mil DWT), Ore Amazonas (300 mil DWT) e Stellar Fair (261 mil DWT).

Navios na baía

Amber Star                                            

Amy N

Berge Elbrus

Cape Sentosa

Cape Spencer

D. Whale

Diler 4

E.R. Bayern

E.R. Beilun

Federal Fuji

Front Viewer

Golden Future

Hebei King

Hugo N

Itabuna

Musketeer

Padre

Paradise N

Ore Amazonas

Ormond

Sinoglory

Shin-Zui

Sir Albert

tonegate

Spring Sweetbrier

Tawa Arrow

Torm San Jacinto

Triton Condor

Unique Carrier

Vega Dream

Wugang Orient

 

 

(Fonte: Jornal O estado, Edição 17.741, Portos, pg. 10.)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621