5° feira de negócios do Maranhão começará no dia 22 de junho

18-06-2011 10:11

Além do lançamento de produtos e serviços das empresas locais, um dos atrativos da 5ª Feira de Negócios do Maranhão será o estudo realizado pela Mestre em Gestão Empresarial, Tânia Miyake, que abordará o “Comportamento do consumidor da classe C, D e E do Maranhão”. A Feira de Negócios acontece de 20 a 22 de junho, das 14 às 22h, no Multicenter Sebrae e envolve indústria, atacadistas, distribuidores, supermercadistas e cosméticos.

De acordo com Tânia Miyake, o aumento do poder aquisitivo das famílias de baixa renda (CDE) ou da Base da Pirâmide no Brasil transformou esse público em um mercado atraente para as empresas de vários segmentos.

Esta realidade é percebida pelo ritmo acelerado de mudanças na última década após o Plano Real em 1994, que foram bem percebidas pelo setor varejista, trazendo uma grande quantidade de marcas para os diferentes setores da economia. 

Estas novas ofertas para o consumidor de baixa renda foram fundamentadas, muitas vezes, em preços mais acessíveis, compatíveis com a sua capacidade de consumo e ainda mantendo a qualidade percebida do produto.

“Estudar a dinâmica de compra do consumidor da classe CDE no processo de decisão de compra é de grande importância para direcionar as estratégias das empresas no Maranhão, o que poderá servir para aumentar seu market share”, ressaltou.

Segundo Tânia, para alcançar o entender o comportamento desses consumidores, efetuou-se a revisão de literatura acerca dos assuntos identificados como chave no mapeamento do conhecimento vigente. Na etapa de pesquisa de campo, adotou-se a metodologia quantitativa e descritiva, através da aplicação de 227 questionários com consumidores pertencentes às classes C, D e E, residentes nas cidades de São Luís, Rosário, Bequimão e Santa Rita do Estado do Maranhão.

Após o tratamento dos dados, pode se concluir que o consumidor de baixa renda valoriza produtos de marca que possua uma qualidade percebida e preço acessível, procura fazer compras mensais e semanais em comércio próximo de casa e supermercados. A palestra poderá ser acompanha no dia 22, às 16h, no salão Grajaú.

A programação completa do evento está disponibilizada no site www.feiradenegociosdomaranhao.com.br. A entrada no evento é gratuita. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621