64ª Reunião da SBPC transforma a UFMA em grande canteiro de obras

10-07-2012 11:15

 

Universidade Federal do Maranhão está sendo preparada para receber, no período de 22 a 27 deste mês.

O campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, está sendo preparado para receber a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 22 a 27 deste mês, com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza.

As obras, espalhadas por toda a Cidade Universitária, foram apresentadas ontem à imprensa pelo reitor Natalino Salgado. O vice-reitor Antônio Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; a pró-reitora de Ensino, Sônia Almeida; e o pró-reitor de Extensão, Antônio Luiz Amaral, também estiveram presentes.

Para garantir melhor estrutura para a SBPC, está sendo montada uma tenda, com área de

6 mil metros quadrados, onde será realizada a mostra de ciência e tecnologia ExpoT&C, além de mais três grandes tendas onde acontecerão a SBPC Jovem e a SBPC Cultural. No local, será instalada uma Praça de Alimentação com capacidade para 500 pessoas. Outros dois restaurantes self-service também estarão à disposição dos participantes do evento: um localizado no anexo do Restaurante Universitário – RU e outro no prédio Paulo Freire. O RU também funcionará normalmente durante a 64ª SBPC, com capacidade para servir 5 mil refeições a um preço único de R$ 7,00.

Segundo o reitor Natalino Salgado, 90% da estrutura já está pronta e comparando-se às condições que a universidade tinha há 17 anos, quando foi realizada a primeira SBPC na capital maranhense, houve um crescimento significativo não apenas de infraestrutura. “A diferença dessa edição da SBPC tem muito a ver com o momento de desenvolvimento que o país vive. Por isso, a escolha do tema ligado à erradicação da pobreza. Hoje, temos mais de 500 professores doutores na UFMA, massa crítica que não tínhamos 17 anos atrás”, comentou o reitor.

Além do que está sendo construído para abrigar a SBPC, há diversas outras obras em execução que vão beneficiar a comunidade acadêmica, a exemplo do Centro de Convenções cujo auditório terá capacidade para 5 mil cadeiras, além de 10 salas que comportarão até 200 pessoas. “Será o maior centro de convenções do Norte-Nordeste”, destacou o vice-reitor Antônio Oliveira.

Obras - Próximo ao Centro de Convenções foi construída a Concha Acústica, já em fase de finalização. O que também está sendo finalizado é o prédio de Pós-Graduação em Química, Física e Engenharia Elétrica, além da TV Universitária. Estão sendo concluídas a Incubadora de Empresas Juniores e as novas instalações da Biblioteca Central. Serão construídas mais cinco paradas de ônibus para atender às áreas onde não havia prédios. A malha viária do campus recebeu 5 quilômetros de asfalto e, em breve, receberá sinais e placas para tornar o trânsito mais organizado e seguro para quem transita na universidade.

A interiorização também faz parte do projeto de expansão, crescimento e desenvolvimento da UFMA. No interior do estado, estão sendo construídos e reformados os campi de Imperatriz, Chapadinha, Bacabal, Codó, Pinheiro, Grajaú e São Bernardo.

Para auxiliar em todas as áreas da SBPC, foram selecionados mais de 500 monitores; destes, nove são alunos com deficiência. Eles vão trabalhar durante todos os dias do evento divididos em nove comissões, dentre as quais alojamento, SBPC Cultural, SBPC Jovem e hospitalidade. A partir de hoje - até o próximo dia 20 -, todos os estudantes selecionados para a monitoria receberão treinamento no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para defesa do avança científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil. A 64ª Reunião da SBPC é uma realização da UFMA, em parceria com o Ministério da Educação, com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, a Secretaria de Estado da Educação, a Fapema e com outros órgãos parceiros locais.

Contra a pobreza - Segundo Natalino Salgado, o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, que norteia os trabalhos da 64ª Reunião da SBPC, foi escolhido na perspectiva de aproximar da comunidade acadêmica um problema enfrentado no mundo inteiro.

“A pobreza é uma chaga em nosso país. É preciso aliar as novas tecnologias aos antigos saberes no intuito de unir forças para erradicar a pobreza. E isso tudo começa com a educação”, afirmou o reitor.

O tema propõe um diálogo mais equilibrado entre os saberes do senso comum, aprendidos diariamente e passados por gerações e o conhecimento científico, que exige qualificação e provas, no sentido de encontrar caminhos que resolvam as desigualdades sociais.

Antônio Oliveira, vice-reitor, também destacou a importância dessa temática no contexto da ciência e tecnologia. “A ideia é inserir na agenda de discussões um tema de interesse social, pois um dos desafios da academia é levar a ciência para fora dos laboratórios, por isso falamos em ciência, cultura e saberes tradicionais”, frisou.

Saiba mais

O que é a SBPC Jovem?

Parte da programação da SBPC que será voltada para o público jovem, incluindo estudantes do ensino básico e médio. Serão gincanas, jogos e desafios organizados pelos projetos de extensão da UFMA. Não haverá inscrições para o público da SBPC Jovem.

O que é a SBPC Cultural?

As atividades culturais terão foco na expressão regional, em comemoração aos 400 anos de São Luís. A programação inclui artistas maranhenses que valorizam a cultura local.

O que é a ExpoT&C?

É uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar tecnologias, produtos e serviços em prol da ciência. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621