Aberta a licitação para obra na BR-135

19-05-2011 08:53

 

Foi publicado ontem, no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de abertura do edital de licitação para a obra de duplicação e recapeamento da BR-135, no trecho entre Estiva e Bacabeira. O edital da obra foi lançado pela sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, e tem concorrência em nível nacional. A entrega das propostas das empresas participantes do certame está marcada para 21 de junho.

A abertura da licitação dependia da aprovação do projeto do empreendimento pela diretoria executiva do Dnit. Inicialmente, a previsão era de que a duplicação da BR-135 fosse autorizada dia 10 deste mês, mas a decisão foi adiada por uma semana. Na última terça-feira, dirigentes estaduais do departamento se reuniram em Brasília e deram aval à obra.

A duplicação da rodovia foi dividida em três lotes. O primeiro aprovado refere-se à continuação da duplicação da estrada federal do Km-25, na Estiva, passando pelo Campo de Perizes, em Bacabeira, até o Km-50, no entroncamento com a BR-402. Essa primeira fase do projeto está orçada em R$ 225 milhões. O prazo de conclusão da obra é de até dois anos.

Antes de ser aprovado, o projeto foi reavaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e passou por algumas alterações. A Corte exigiu um maior planejamento e exatidão orçamentária da obra. Foram sugeridas algumas adequações referentes a questões burocráticas do empreendimento, como o transporte para a aquisição de material asfáltico e a revisão da terraplenagem.

Visita

Em abril, uma Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle da Câmara dos Deputados visitou o trecho da BR-135 a ser duplicado. Na ocasião, depois de vistoriar as condições da estrada federal, os deputados afirmaram que seria enviado um relatório ao Dnit, com o objetivo de solicitar mais rapidez ao processo de licitação. A comissão abordou ainda a necessidade da realização, nos meses seguintes, de uma audiência pública em Bacabeira para discutir a situação. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621