Aberto em São Luís evento para discutir defesa de recursos hídricos

25-10-2011 11:47

XVIII Encob debaterá, até sexta-feira (28), políticas públicas de preservação das águas

Para discutir políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios de integrar uma gestão conjunta em defesa dos recursos hídricos, foi aberto ontem no Espaço Renascença, em São Luís, o XIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que continuará até sexta-feira (28).

O evento, sediado pela primeira vez no estado, cumprirá um papel importante na gestão dos recursos hídricos do Maranhão. Na solenidade de abertura, foi apresentado ao público o decreto já assinado pela governadora Roseana Sarney que regulamentará as políticas públicas das águas subterrâneas e de superfícies das 12 Bacias Hidrográfica do estado. “Estamos dando um passo fundametal para que a secretária de Meio Ambiente deixe de ser apenas um órgão de expedir licenças e passe a ter como prioridade a gestão de nossos recursos hídricos”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes.

Na solenidade, estiveram presentes lideranças políticas, secretários de Estado e representantes de entidades ligadas à preservação da água. O vice-governador Washington Oliveira ressaltou que o Maranhão será uma potência na preservação dos recursos hídricos. “Temos no estado uma infinitude de recursos naturais e a água é a mais abundante. Por isso, nossa responsabilidade é bem maior”, disse. O deputado federal Sarney Filho reiterou a importância do evento realizado na capital. “Essa edição do Encob vai antecipar o Rio + 20, que definirá estratégias de desenvolvimento sustentável. Portanto, durante esta semana temos a obrigação de criar uma agenda de demandas concretas para que o mundo conheça nosso potencial”, declarou Sarney Filho, que na oportunidade criticou o Código Florestal.

A expectativa é de que pelo menos 1.500 pessoas de todo o Brasil participem do evento. A programação está dividida em duas partes: um encontro nacional, reunindo integrantes do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, e o Encontro Maranhense de Governanças das Águas, que reunirá integrantes de diversas bacias do estado.

Com a criação das Bacias Hidrográficas, os encaminhamentos a serem definidos são pela criação dos comitês gestores. “Construir um modelo de gestão compartilhada dos recursos hídricos deve ser agora uma prioridade de governo. A expectativa é de que durante o Encob sejam criadas as condições para a formação de alguns Comitês de Bacias no Maranhão”, orientou o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Lupércio Ziroldo.

Paralela ao Encob haverá, hoje, no Hotel Brisa Mar, a Oficina da WWF (Fundo Mundial para a Natureza) sobre Mudanças Climáticas; II Encontro sobre Governança de Recursos Hídricos; III Encontro de representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas Interestaduais e Fórum de Órgãos Gestores de Recursos Hídricos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621