ABTP alerta para a alta taxação dos terminais

22-06-2011 09:32

 

SÃO PAULO - Muito se discute a respeito de medidas que poderiam alavancar a economia nacional e principalmente o crescimento brasileiro. A respeito deste assunto, um consenso entre alguns especialistas aponta para uma redução na tributação para amortizar o chamado "Custo Brasil", no entanto uma iniciativa da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) indica uma linha contrária a esta mitigação passando a cobrar dos terminais portuários a taxa do espelho d'água.

Para 2015, a Secretaria de Portos (SEP) prevê que a movimentação portuária brasileira passe dos 384 milhões de toneladas obtidos no ano passado para mais de um bilhão. A própria secretaria acredita que para atender esta demanda a infraestrutura portuária precisa ser ampliada com urgência, o que, Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) pensa que ficará mais difícil com a nova tarifa.

"Por muito tempo usamos nossos acessos a territórios perto de bacias e o mar para atrair investimento do empresariado, esta cobrança se opõe a isto", afirmou Manteli, que enxerga na medida um atraso em relação a outros países, "as nações em desenvolvimento desoneram os ativos industriais, aqui parecemos fazer o contrário", declarou o presidente da ABTP. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621