ACII deverá lançar o Perfil Imperatriz ainda este mês

14-01-2011 14:52

Imperatriz - A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) trabalha para lançar aos parceiros, investidores e autoridades, até o fim deste mês, os dados completos da pesquisa Perfil Imperatriz, o mais abrangente estudo feito até agora sobre o perfil socioeconômico, geográfico, demográfico e histórico do município.

A data mais provável será dia 17, mas depende ainda da conclusão do trabalho de impressão gráfica.

O coordenador da pesquisa, Eduardo Soares Sousa, adiantou a O Estado parte desses dados. Algumas informações não surpreenderam observadores do setor, como o anúncio de que Imperatriz é pólo comercial de uma área que abrange perto de 1 milhão de habitantes.

As atividades de comércio e serviços são as que mais demandaram pela mão-de-obra no período pesquisado, embora a variação seja menor que nas outras atividades.

A faixa etária até 29 anos foi a mais procurada para os postos de trabalho (59,44%), em seguida veio a faixa etária de 30 a 34 anos (34,74%) e 65 a 90 com apenas 5,25%.

“Tem-se, portanto, uma população predominantemente jovem, ávida por trabalho e com grande potencial de consumo. Havendo investimentos e conseqüentemente oportunidades de trabalho e melhoria de renda, esses jovens transformarão imediatamente essa renda em consumo”, previu Eduardo Soares.

Zona urbana - O pesquisador também observou que, desde a década de 1980, com a emancipação de alguns povoados, o município perdeu grande parte da zona rural, fato que explica a maioria da população (94,26%) viver hoje na zona urbana.

Esse fenômeno social reforça o crescimento de atividades tipicamente urbanas, além de favorecer a qualificação da mão-de-obra por meio de instituições públicas e privadas.

A base econômica do município, segundo a pesquisa, está fincada no comércio varejista (87,3%) e atacadista (12,7%), sendo que o varejo atende não só a Região Tocantina como municípios dos estados do Pará e do Tocantins, em um radio de 400 quilômetros de Imperatriz.

De forma específica, o comércio varejista(21,2%) distribuiu tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados, enquanto o atacadista atende o mercado com produtos alimentícios, bebidas,fumo (20,7%) e artigos de uso pessoal e doméstico (27,2%). Ainda há outro segmento, o de reparação de veículos e varejo de combustíveis (14,8%) e pelo comércio de material de construção com 13,9%.

PIB - O estudo revelou que os setores do comércio e de serviços são responsáveis por 82,05% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que registrou média de crescimento acima da média nacional e estadual(14,3%).

A novidade é a indústria, que apresentou 15,23% de participação no PIB no período do levantamento, e o setor agropecuário (2,72%).

Os índices podem parecer pequenos, mas são muito importantes em razão de a indústria estar apresentando avanços. Essa indústria é de micro, pequeno e médio porte.

“Pode-se observar um crescimento contínuo da arrecadação tributária, como, por exemplo, o ICMS {Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços}, importante tributo estadual, que vem crescendo ao longo dos últimos seis anos e isso ajuda os municípios. Isso demonstra que a economia está aquecida e que tem grande força regionalmente e importância para o Maranhão”, ressaltou Soares, lembrando que a renda per capta também cresceu muito em seis anos.

Novidade - A novidade do setor comercial é que os segmentos de atacado, representações comerciais e agentes de comércio superam o índice de 20%, com potencial para crescimento em razão da boa localização geográfica da cidade, a mão-de-obra que pode ser encontrada com maior facilidade e infra-estrutura local.

Soares ressaltou que em todas as atividades foi observado que há espaço para crescimento, graças à dinâmica crescente da economia do município e que os empresários se disseram dispostos a investir.

Saiba mais

- A atividade de construção civil apresentou avanço na geração de empregos formais (469,69%) no período de 2000 a 2009. Isso demonstra que Imperatriz, assim como outras importantes cidades brasileiras, está vivendo um momento de expansão no setor, em especial a construção civil residencial.

- A Pesquisa Perfil Imperatriz foi iniciada dia 11 de janeiro de 2010 pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz como parte das comemorações das atividades dos 50 anos de fundação da entidade.

- O estudo foi realizado em parcerias com instituições de ensino superior de Imperatriz com apoio da Fundação Getúlio Vargas. De um total de 8 mil empresas, a meta inicial era ouvir 5 mil. Três mil foram entrevistadas. O trabalho durou seis meses apenas de pesquisa de campo por meio de entrevistas diretas aos empresários.

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED. 17.685; CIDADE – PÁG. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621