Advent compra 50% de terminal de contêiner

14-01-2011 16:51

Carolina Mandl | De São Paulo

A gestora de fundos de "private equity" Advent estreia no setor de infraestrutura no Brasil com a aquisição de 50% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Estado do Paraná. Apesar de ter uma forte presença na América Latina em infraestrutura por meio dos investimentos em aeroportos, a Advent vinha fazendo no Brasil aquisições mais ligadas à area de consumo, como a varejista Quero-Quero e a rede de ensino superior Kroton.

Segundo o Valor apurou, o TCP foi avaliado em US$ 1 bilhão ou R$ 1,67 bilhão pela cotação do dólar ontem. À vista, a Advent desembolsará R$ 700 milhões. Os R$ 135 milhões restantes serão pagos em etapas, em dois anos. Esse investimento total virá de dois fundos da Advent voltados para a América Latina, o Lapef IV, de US$ 1,3 bilhão, e o Lapef V, de US$ 1,65 bilhão e que fará seu primeiro aporte.

Uma parte do dinheiro investido vai servir para comprar parte das ações dos atuais acionistas do TCP: Pattac, TUC Participações Portuárias, Soifer, Grup Maritim TCB e Galigrain, sendo que todos eles permanecem na atividade. Outra parcela dos recursos vai para o caixa da companhia, que tem planos de acelerar seus investimentos.

Com a capacidade de movimentação hoje no limite, o TCP tem desde novembro de 2010 planos de passar dos atuais 700 mil TEUs (unidade padrão para contêiner de 20 pés) para 1,2 milhão de TEUs, além da construção de um terceiro píer. Esses planos devem ser antecipados com a entrada da Advent.

Porém, segundo Luiz Antonio Alves, sócio da Advent no Brasil, um dos principais projetos da gestora para a companhia é a ampliação de suas atividades para além da movimentação de contêineres. O objetivo é que o TCP faça o armazenamento e o transporte das cargas. "Para ampliar os serviços, podemos crescer tanto de forma orgânica quanto partir para aquisições", explica Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente do TCP. A concessão do TCP foi dada aos cinco sócios do terminal em 1998 por um período de 25 anos, podendo ser renovados por outros 25 anos.

Como os planos de crescimento podem passar pela compra de outras companhias, a Advent quer deixar o TCP pronto para eventuais captações via oferta de ações. "Isso não é para o curto prazo, mas o TCP tem projetos que abarcam a chegada de novos acionistas", afirma o sócio da gestora.

Para os sócios que já estavam no TCP, a chegada da Advent ajuda a suprir a necessidade de investimento em um momento em que tanto a movimentação quanto a concorrência crescem. Em dezembro de 2010, foi inaugurado o Porto Itapoá, em Santa Catarina, distante 100 quilômetros. Por isso, desde o ano passado, buscava-se um novo acionista.

Para isso o TCP passará a ter um conselho de administração. Um dos integrantes não-relacionados aos acionistas será Jesper Kjaedegaard, ex-executivo da Maersck, com 31 anos de experiência em logística marítima. A diretoria executiva permanecerá com Silva à frente da empresa.

De acordo com Alves, os planos da Advent em infraestrutura não devem parar por aí. Desde 2008, a gestora possui em seu portfólio Latin America Airports, com aeroportos no México e na República Dominicana. "Não há dúvida que o Brasil carece de investimentos, mas o que ainda se discute é a estrutura regulatória."

 

(VALOR ECONOMICO; EMRPESAS; ADVENT – PÁG. 10)

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