Alcântara Cyclone Space formará técnicos espaciais

20-04-2011 08:58

 

Profissionais de engenharia interessados na qualificação em Engenharia Aeroespacial têm a oportunidade de se inscreverem até hoje no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA), da Universidade de Brasília (UnB), com chamada específica em Qualificação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia Aeroespacial, no âmbito de cooperação Brasil e Ucrânia: Tecnologia de sistemas eletrônicos e de controle.

A intenção é promover a qualificação de profissionais para, posteriormente, serem contratados para as atividades de lançamento da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), instalada no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que deverá iniciar suas atividades espaciais a partir do próximo ano, com o lançamento do foguete ucraniano Cyclone 4.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 27 deste mês e o início das atividades estão previstas para o dia 5 de maio. O edital, formulário de inscrição e modelo da carta de referência estão disponíveis no site https://www.pgea.unb.br, no menu "processo-seletivo”. Candidatos em fase de conclusão de curso de graduação também podem participar do seletivo, desde que consigam concluir seu curso de graduação até o primeiro dia do período letivo de ingresso no curso pretendido.

Mestrado - A especialização, que tem nível de mestrado, prevê um estágio de seis meses na Ucrânia, na Dnipropetrovsk National University (DNU). São apenas quatro vagas para o edital, com temas específicos em navegação e sensoriamento de veículos lançadores.

As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferecidas por projeto aprovado pela Comissão Aeroespacial da UnB, que inclui o suporte ao estágio na Ucrânia. Os temas de pesquisa serão de interesse mais direto da Alcântara Cyclone Space (ACS), que pretende absorver os recém-formados em seus quadros e inseri-los na componente civil do Programa Espacial Brasileiro e de projetos que venha a participar.

A iniciativa integra o convênio entre a UnB e a Universidade Dniepropetrovsky, da Ucrânia, e busca instruir engenheiros para atuar no setor espacial, tendo como foco principal a contratação dos mesmos para atuarem nas atividades desenvolvidas pela binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). “Precisamos viabilizar a qualificação desses profissionais o quanto antes, para que haja a mão-de-obra necessária quando da realização dos lançamentos”, alertou o diretor geral da ACS, da parte ucraniana da empresa, Oleksandr Serdyuk. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621