Ambev pode ter nova fábrica no PR

06-01-2011 17:36

Marli Lima | De Curitiba

O município de Ponta Grossa (PR), distante 115 quilômetros de Curitiba, vive dias de expectativa desde a posse do governador Beto Richa (PSDB), de olho nas medidas que serão adotadas por ele para atrair investimentos para o Paraná. Elas poderão ajudar na decisão da fabricante de bebidas Ambevde instalar uma fábrica na cidade, que no ano passado foi visitada por representantes da empresa, interessados em achar um terreno adequado para a construção de uma nova unidade.

Em novembro, Richa teve encontro com representantes da indústria de cerveja e recebeu o pedido para redução do ICMS, que é de 29% no Estado, maior que o dos vizinhos São Paulo e Santa Catarina. Questionado pelo Valorse está disposto a dar incentivos para atrair investimentos, o governador não descartou a possibilidade. "Tudo o que for possível para a atração de empresas, geração de emprego e renda e riquezas para o Paraná, que justifique algum tipo de benefício, acho que podemos fazer", disse.

A Ambev informou, por meio de nota, que "está avaliando expandir a capacidade de produção no Paraná". No mesmo comunicado, acrescentou que "o assunto está sendo tratado com o governo do Estado e, por enquanto, não há nenhuma definição da cidade". Segundo a empresa, a iniciativa ocorre para atender a demanda crescente no setor de bebidas.

Além da Ambev, outras empresas já estão mantendo conversas com a nova equipe de governo. O secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, contou que há "várias negociações" em andamento e disse que a da Ambev "está bem encaminhada". Junto com a secretaria da Fazenda, ele vai comparar nos próximos dias o programa de atração de empresas do Paraná com o que é oferecido em outros Estados, para fazer as correções que julgar necessárias.

"Estamos aguardando novidades", disse o secretário de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, João Luiz Kovaleski. As sondagens no município teriam começado há dois anos mas, segundo o secretário, há dois meses empregados da Ambev estiveram na cidade e falaram com donos de quatro terrenos localizados na área industrial. Se o ICMS for reduzido pelo governo ou se houver outros incentivos, além de atrair a Ambev, Kovaleski espera aumento na produção da Heineken, que já tem fábrica no município e também participou da reunião com o governador.

A Ambev possui 33 fábricas no país. Duas ficam no Paraná, uma no centro de Curitiba, destinada à produção de cerveja, e outra em Almirante Tamandaré, na região metropolitana da capital, onde faz refrigerantes.

Se optar por instalar-se em Ponta Grossa, a Ambev ficará no mesmo município em que a fabricante de latas de alumínio Crownestá iniciando as operações. A produção de embalagens começa ainda em janeiro e, em março, entrará em operação a segunda linha. Em abril, a Crown terá capacidade para fazer 2 bilhões de latas por ano no local. "Nossa duplicação foi feita pensando no potencial da região e também em levar parte da produção para São Paulo", diz Rinaldo Lopes, presidente da Crown.

 (VALOR ECONÔMICO; BRASIL; EMRPESAS; AMBEV)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621