Amicro lançará projeto para estimular candidatos ao empreendedorismo

06-01-2012 08:57

Associação de Microempresa, com sede em Imperatriz, visa à qualificação dos futuros empreendedores do município

Imperatriz - Um projeto a ser lançado no primeiro semestre deste ano vai orientar e estimular moradores de bairros da periferia de Imperatriz e alguns municípios da Região Tocantina a montar seu próprio negócio. A proposta partiu da diretoria da Associação de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Amicro).

O projeto, que integra o Programa de Fortalecimento do Sistema Associativo das Micro e Pequenas Empresas (Promei), consistirá em promover a qualificação dos candidatos a empreendedores e microempresários.

“Com esse projeto, vamos apresentar meios para que todos os participantes possam absorver o conteúdo ministrado e sair dele preparado para entrar no mercado de trabalho com qualidade de produtos e serviços”, explicou Antonio Madflávio Oliveira, presidente da Amicro.

A iniciativa, segundo o presidente, surgiu por causa da grande demanda por informações na sede da entidade localizada no Bairro Nova Imperatriz. As dúvidas vão desde a escolha do ramo a ser explorado até o gerenciamento do negócio.

“Ser empreendedor é quebrar paradigmas, ter paixão por seu produto, buscar as tendências do mercado. Descobrimos que muitos nem sabem disso, como ocorreu com um funcionário público e eletricista há 18 anos, que nos procurou para montar um restaurante sem ter noção do negócio”, afirmou Antonio Madflávio.

Sugestão - Nesse caso, o presidente sugeriu que o homem montasse uma empresa de prestação de serviços na área de eletricista para órgãos públicos. A proposta foi bem aceita pelo candidato a microempresário.

A liderança acrescentou que o mercado está ficando mais exigente em Imperatriz, o que vai obrigar os empreendedores a ficarem mais atentos às propostas sem abrir mão da possibilidade de mudanças ao projeto original e não apenas buscar uma atividade para preencher o tempo ocioso.

“As pessoas têm de estar sempre fazendo alguma coisa diferente. Não pode ter apenas tino comercial. Se tem um produto e a necessidade, a venda é natural. O grande desafio é gerenciar e identificar necessidades do mercado”, raciocinou o presidente da Amicro.

Tecnologias - Para explicar a necessidade de adequação ao mercado, a liderança ressaltou que as novas tecnologias estão impondo a decadência de algumas atividades, dentre elas a de serigrafia, que está sendo substituída gradualmente por máquinas de fácil manuseio nas lojas de confecções. Estampas diversas são pregadas no ato da compra da roupa na loja.

O Promei também tem o objetivo que qualificar quem já atua na área como empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, para que possam desenvolver o aprendizado do funcionamento de sua empresa e buscar melhoria para o respectivo segmento. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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