Ampliação do aeroporto está sendo projetada

18-07-2012 08:17

Com nova estrutura, terminal atenderá até 4 milhões de passageiros.

O projeto de ampliação da estrutura do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado está em fase conclusiva de especificação e parte dos serviços de melhoria deve ser concluída até dezembro deste ano. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o projeto apresentado pelo movimento empresarial Pró-Infraestrutura, que é liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), está sendo analisado e a licitação da obra deve ser feita em setembro.

O projeto, que consiste na duplicação da capacidade operacional do terminal, visa que o aeroporto possa atender até 4 milhões de passageiros por ano. Hoje, cerca 2 milhões de passageiros passam pelo local anualmente e a capacidade de atendimento já está sobrecarregada.

Segundo a Infraero, o início do processo licitatório e a contratação de empresa responsável pela execução da obra ocorrerão ainda este ano. De acordo com o cronograma do projeto, as novas instalações deverão entrar em operação até o fim de 2013, com exceção do estacionamento existente - que tem 277 vagas e terá sua área triplicada -, cuja execução se dará em duas etapas com conclusão total também prevista para ocorrer em 2012.

O projeto prevê ainda a ampliação das áreas de embarque e saguão, além de outros espaços operacionais e de conforto para que a capacidade operacional possa oferecer todo o suporte aos passageiros, com a construção de uma nova ala e restaurante.

Com as obras, o aeroporto terá uma área total de 12,7 mil metros quadrados e 5,9 mil metros quadrados de área serão construídos. O prazo previsto inicialmente para a execução dos serviços é de 10 meses. Os investimentos para fazer as alterações no aeroporto serão de R$ 21 milhões e ainda não têm origem especificada.

Cobrança - A apresentação do projeto ocorreu após o Conselho de Infraestrutura da Fiema cobrar da Infraero melhorias nas condições do aeroporto de São Luís. Preocupadas com a capacidade operacional do aeroporto, mesmo após a reforma que vem sendo feita no terminal de passageiros desde abril de 2011, as entidades empresariais maranhenses idealizaram o projeto que contempla a construção de um módulo operacional para o único aeroporto de São Luís.

Atualmente, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado dispõe de uma área comercial, com restaurante, lanchonetes, livraria, agência de viagens, loja de artesanatos e locadoras de veículos, além de outros serviços. Mas, com a reforma no terminal de passageiros, que vem sendo realizada há mais de um ano, a estrutura operacional foi reduzida a uma tenda.

Números

5,9 mil metros quadrados serão construídos no aeroporto

4 milhões de passageiros será a capacidade de atendimento anual

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621