ANP prevê que 11ª rodada de exploração acontecerá até outubro

20-04-2011 15:16

 

RIO – A 11ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá acontecer em setembro ou outubro, com a oferta de blocos exploratórios na margem equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.

A diretora da ANP Magda Chambriard ressaltou que serão oferecidos blocos em águas rasas e profundas, com possibilidade de áreas terrestres. Segundo ela, o objetivo é descentralizar a exploração e produção no país. A rodada deverá ser autorizada na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em 28 de abril.

A Agência também pretende licitar no segundo semestre uma sísmica 3D no pré-sal, em uma área situada a nordeste do prospecto de Libra. Magda afirmou que a sísmica deverá ser feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e revelou que o leilão de partilha da primeira área do pré-sal não deverá acontecer este ano, devido a problemas na aprovação da legislação sobre o pagamento de royalties.

Questionada sobre a 8ª rodada, interrompida por força de liminar e cujos contratos nunca foram assinados, Magda afirmou que ainda há questões a serem resolvidas sobre as áreas do pré-sal que foram licitadas antes da interrupção. “Tem essa discussão, sobre o que faremos com essas áreas. Os contratos não foram assinados e os blocos estão dentro de uma área em que a lei veda o contrato de concessão”, declarou Magda, que participa de audiência pública sobre a minuta do contrato de concessão da exploração de petróleo e gás natural. (Fonte: Valor Econômico)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621