ANP fará levantamento de sísmica na Bacia do Parnaíba
Trabalho visa aumentar o conhecimento geológico da bacia e atrair investimentos.
A partir da segunda semana de dezembro, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciará, por meio dos serviços da empresa Geokinetics Geophysical do Brasil Ltda, levantamento de sísmica 2D na Bacia do Parnaíba (Maranhão). A área é considerada uma grande reserva de gás natural, já confirmada por campanha exploratória da OGX.
A Geokinetics Geophysical do Brasil venceu licitação realizada pela ANP, cujo contrato tem valor de R$62.433.780,00 e prevê aquisição e processamento de 42.000 pontos de tiro de sísmica de reflexão bidimensional terrestre e 10.500 estações de aquisição gravimétrica e magnetométrica na Bacia do Parnaíba. O serviço deverá ser executado em 30 meses, após a assinatura do contrato.
Apesar das descobertas, o sistema petrolífero e o arcabouço estrutural da bacia ainda são pouco compreendidos, principalmente em decorrência da baixa densidade de dados como poços e sísmica. O levantamento visa aumentar o conhecimento geológico da bacia e atrair investimentos nas rodadas de licitações da agência.
Os resultados de levantamentos já feito pela ANP, associados a descobertas de gás na bacia justificam o interesse em aumentar o conhecimento geológico e estrutural e selecionar áreas mais interessantes para a locação de blocos para futuras licitações.
A Bacia do Parnaíba está no Plano Plurianual da ANP, que desde 2006 já investiu cerca de R$ 100 milhões, incluindo a contratação de um aerolevantamento geofísico, levantamento sísmico 2D e levantamento geoquímico (concluído em 2010). A região tem potencial promissor, que, aliados aos resultados preliminares obtidos, permitiram a licitação de blocos exploratórios na 9ª Rodada da ANP, todos localizados no Maranhão, onde foi encontrada reserva gigantesca de gás natural pela OGX. (Fonte: Jornal O Estado do Maranhão)