Antaq e Câmara apoiam transporte hidroviário

26-08-2011 10:14

BRASÍLIA - O diretor da Antaq, Tiago Lima, destacou a importância do Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH) durante a abertura do 2º Fórum Sobre Hidrovia - as hidrovias como fator de desenvolvimento brasileiro. O evento aconteceu quarta-feira (24) na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Conforme Tiago Lima ressaltou, o PNIH tem por objetivo desenvolver estudos e análises das hidrovias brasileiras e suas instalações portuárias com implantação de base de dados georreferenciada e sistema de informação geográfica. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parceira da Antaq na elaboração do plano, que deverá ficar pronto em setembro de 2012.

Tiago Lima ressaltou que a Agência vem defendendo o transporte hidroviário por ser um modal mais seguro, econômico e ecologicamente amigável. Ele lembrou, ainda, que a Antaq elaborou o Anuário Estatístico Aquaviário, que traz informações sobre movimentação de cargas pelas vias interiores brasileiras e encontra-se disponível no site www.antaq.gov.br.

Participantes - Além de Tiago Lima, participaram da mesa de abertura do evento os deputados federais Edson Ezequiel (PMDB-RJ), presidente da Comissão de Viação e Transportes, Jaime Martins (PR-MG), autor do requerimento para a realização do 2º Fórum Sobre Hidrovia, e Alberto Mourão (PSDB-SP), presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis. O superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski, e o oficial de Ligação do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace), Marcelo Salles, também compuseram a mesa de abertura.

Jaime Martins concordou com o diretor Tiago Lima e defendeu um maior uso das hidrovias. "Nossas rodovias não aguentam mais o peso de nossos caminhões. É preciso investir mais no modal hidroviário, pois é mais econômico para o país. Essa segunda edição do fórum coloca o tema ‘hidrovia’ ainda mais na pauta de discussão no Congresso Nacional", destacou.

Para o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o transporte hidroviário é um modal que impulsionará o desenvolvimento do Brasil. "O setor hidroviário precisa ter um espaço digno na matriz de transporte nacional", ressaltou Edson Ezequiel. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621