Antaq promove integração dos complexos de Suape e do Itaqui

14-07-2011 09:16

 

RECIFE - Representantes dos governos do Maranhão e de Pernambuco se reuniram, terça-feira (12), no Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE). O encontro, organizado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, proporcionou às autoridades maranhenses e pernambucanas trocarem informações sobre os portos dos dois estados.

Para Fialho, os complexos portuários do Maranhão e de Pernambuco são fundamentais para o desenvolvimento dos estados. Além disso, contribuem de forma significativa para a movimentação de cargas do Brasil.

"A ideia do porto-indústria de Suape tem muitas semelhanças com a do porto-indústria do Itaqui e sua retroárea, no Maranhão. Essa troca de informações com os representantes dos portos de Suape e do Itaqui significará mais crescimento para o setor portuário nordestino em um futuro próximo", ressaltou Fialho.

O diretor-geral da Antaq ressaltou que a Agência sempre trabalhou para o desenvolvimento do setor portuário brasileiro. "Pernambuco e Maranhão são estados estratégicos quando o assunto é logística. Contribuir para o crescimento do setor portuário desses dois estados é fazer com que o Brasil melhore sua logística e, por consequência, desenvolva suas regiões", declarou.

Fialho ressaltou que um setor portuário fortalecido favorece o desenvolvimento regional e demonstra que o país atrai indústrias. O diretor-geral participou de uma apresentação da diretoria do Porto de Suape para o secretário de Planejamento, Fábio Gondin, e para o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, ambos do Maranhão, sobre desenvolvimento regional e atração industrial. Também assistiu à apresentação o diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Fossati.

Impressões - Para o secretário Maurício Macedo, essa troca de informações foi importante. "Suape é voltado para o segmento industrial e isso é fundamental para o desenvolvimento da Região Nordeste. O papel da Antaq é fundamental como incentivadora dessas parcerias entre os portos e nós do Maranhão vamos trabalhar para que o setor portuário maranhense cresça ainda mais", destacou Macedo.

Fábio Gondin informou que um dos objetivos do governo do Maranhão é implantar o orçamento por resultado em 2012. De acordo com o secretário, uma das prioridades é implantar um projeto que desenvolverá ainda mais o Porto do Itaqui. "Iremos traçar metas, fazer ações multissetoriais e estabelecer melhoria de indicadores. Iremos envolver toda a estrutura administrativa para desenvolver o porto", declarou.

Luiz Fossati destacou que um distrito industrial ligado ao porto é fundamental para o desenvolvimento regional. "Fazendo esse tipo de planejamento, o crescimento da região aparece", disse o presidente da Emap. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621