Antaq aumenta controle portuário

09-07-2011 09:14

 

BRASÍLIA - Representantes de terminais de uso privativo (TUP) de todo o Brasil reuniram-se nesta semana na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília (DF), com a equipe da Gerência de Estudos e Desempenho Portuário, da Superintendência de Portos da agência.

O gerente de Desempenho Portuário, Bruno Pinheiro, apresentou modificações feitas no Sistema de Desempenho Portuário (SDP), que recebe, em tempo real, dados relativos à movimentação de mercadorias nos portos e nos terminais privativos brasileiros.

Entre as alterações, destacam-se a identificação dos contêineres e do sistema CE/Mercante, com a inclusão das operações de transbordo e de safamento (desembarque de unidades para o cais e posterior reembarque no mesmo navio) e os dados relativos à navegação de apoio marítimo. Estes devem tornar-se cada vez mais relevantes, à medida que a navegação de apoio for impulsionada pela exploração petrolífera na camada de pré-sal.

Os dados relativos às operações de transbordo e safamento também adquirem maior importância, sobretudo nos portos que passam a servir de hub ports (portos de referência e concentração de cargas, principalmente contêineres), como Rio Grande (RS) e Santos (SP).

Bruno Pinheiro aproveitou a reunião para apresentar aos representantes dos terminais os dados sobre movimentação relativos ao ano de 2010. "É bom mostrar a quem alimenta o Sistema de Desempenho que os dados não são exigência burocrática para complicar a vida de ninguém. Eles servem não só para o planejamento de políticas públicas, mas também para os planos de investimento do setor privado", avaliou o gerente. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621