Antaq avalia projeto para o Porto de Vila do Conde

11-05-2011 14:37

 

BRASÍLIA - A Companhia Docas do Pará (CDP) pretende lançar, no início do segundo semestre, edital de licitação para arrendar áreas no Porto de Vila do Conde (PA). O objetivo é que o vencedor do processo licitatório construa o Terminal Múltiplo Uso 2 (TMU2). O prazo de execução da obra será de 28 meses. O projeto foi apresentado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com sede em Brasília (DF).

Em 3 de maio, o superintendente de Portos da Antaq, Giovanni Paiva, se reuniu com o diretor-presidente da CDP, Carlos José Ponciano, a diretora de Gestão Portuária da CDP, Maria do Socorro Pirâmide, e um grupo de consultores. No encontro, a autoridade portuária apresentou o projeto do TMU2 para a equipe técnica da Agência.

A CDP é a responsável por fazer a licitação. No entanto, é a Antaq quem aprova o edital. Além disso, ainda é necessário o aval do Tribunal de Contas da União (TCU). O edital e os estudos de viabilidade técnica e econômica devem chegar à Agência nessa semana, segunda a diretora da CDP.

O TMU2 terá quatro píeres, que contarão com berços para granéis agrícolas, granéis minerais e carga geral. Haverá, ainda, quatro terminais: dois para navios e dois para barcaças.

Previsão - O projeto prevê também a construção de duas áreas para estocagem: uma de carvão e outra para placas e bobinas. O pátio de carvão terá uma área total de 108.662,42 m² e terá capacidade estática de 341.222 toneladas. O investimento ficará em R$ 358.174.603,76. Já o pátio de placas e bobinas terá uma área total de 104.750,87 m². O investimento é de R$ 182.117.602,98.

De acordo com Giovanni Paiva, o governo federal pretende que essa obra facilite o escoamento de minério e produtos siderúrgicos pela Hidrovia do Tocantins. "Além disso, a arrendatária se comprometerá a investir na infra-estrutura do Porto de Vila do Conde. Essas melhorias contribuirão para o crescimento da região", destacou o superintendente de Portos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621