Antaq divulga plano para o transporte fluvial do país
BRASÍLIA - Um banco de dados contendo referências geográficas sobre o transporte fluvial é o primeiro resultado do Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH). A iniciativa, que vai integrar todas as informações existentes sobre as hidrovias brasileiras, é considerada pelo superintendente de Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, um marco no planejamento do setor.
De acordo com Tokarski, o plano permitirá a realização de análises sobre regulação, planejamento em transporte e logística, através de uma ferramenta chamada GIS. "Será possível, por exemplo, simular a melhor rota para escoamento de uma carga a partir de uma determinada região produtora, comparando os modais aquaviário, rodoviário e ferroviário", salientou Tokarski.
O superintendente afirma, ainda, que o PNIH contempla, ainda, um estudo sobre as diferentes hidrovias brasileiras, que redundará no Plano Geral de Outorgas (PGO) do setor hidroviário, contendo a definição de áreas para implantação de novas hidrovias e terminais no interior do país.
Mais
O Plano Nacional de Integração Hidroviária foi debatido no 2º Fórum sobre Hidrovia, realizado na semana passada, na sede Antaq, em Brasília (DF). (Fonte: O Estado do Maranhão)