Antaq e DNIT discutem planos para setor hidroviário do MA
Desenvolvimento das hidrovias do Parnaíba e do Itapecuru é alternativa logística de ligação com o Porto do Itaqui para o escoamento da produção.
BRASÍLIA - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, e o diretor de infraestrutura aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adão Proença, discutiram nesta semana o sistema hidroviário do Maranhão, em especial, o potencial do Rio Itapecuru como via de acesso ao Porto do Itaqui para escoamento da produção agrícola do estado. Em pauta também a reativação e desenvolvimento da Hidrovia do Parnaíba. O encontro ocorreu na sede da Antaq, em Brasília (DF).
A respeito da Hidrovia do Parnaíba, Fialho disse que a região conhecida como Matopi, por compreender parte do Maranhão, Mato Grosso e Piauí, está com a sua produção agrícola parada por falta de logística. "A região tem grande potencial de grãos, especialmente milho e soja, mas não pode se desenvolver por falta de transporte para escoar a produção", afirmou.
Na oportunidade, Fialho (Antaq) e Proença (DNIT) programaram a realização de uma nova reunião para acertar os detalhes de um trabalho conjunto a ser executado na região da Hidrovia do Parnaíba.
O diretor-geral da Antaq ressaltou que (além do Parnaíba) uma alternativa logística seria escoar as cargas pelo Porto de Itaqui, através da Hidrovia do Itapecuru. Com aproximadamente 1,5 mil km, o Rio Itapecuru nasce no sul do Maranhão e deságua na baía de São José, no golfo maranhense. Sua largura varia de 50 m a 120 m. O rio abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.
Seminário - Fernando Fialho, aproveitando a ocasião, convidou Proença para o I Seminário Internacional Logística, Base para o Desenvolvimento Sustentável, marcado para os dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, São Luís (MA). (Fonte: O Estado do Maranhão)