Antaq: portos superaram a crise

21-05-2011 09:11

 

BRASÍLIA - As significativas taxas de crescimento da movimentação de cargas, em 2010, estiveram relacionadas, primordialmente, à recuperação da corrente de comércio, perdida com a crise econômica de 2008-2009. Embora bastante cambaleante, o cenário econômico mundial esboçado em 2010 foi suficiente para que o país recuperasse boa parte do fluxo de cargas.

A conclusão faz parte de levantamento realizado pelos técnicos da área de desempenho portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que creditam o bom desempenho das instalações portuárias brasileiras em 2010 ao maior dinamismo da corrente de comércio com outros parceiros comerciais e não apenas ao desempenho do comércio com a China.

Para o gerente de Desenvolvimento e Desempenho Portuário da Agência, Bruno Pinheiro, ainda que a forte demanda chinesa tenha tido grande influência no resultado, a recuperação do comércio com outros países foi a principal razão para a movimentação recorde do ano passado. Foram constatadas melhorias nas condições de demanda externa vindas, principalmente, do Japão, da Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

Além disso, "a recuperação econômica norte-americana, apesar de modesta, teve forte efeito sobre o crescimento de outros países parceiros do Brasil e, com isso, sobre as exportações brasileiras”, observou o gerente da Antaq.

Em 2010, as exportações brasileiras alcançaram 489,3 milhões de toneladas, crescimento de 11,25% em relação a 2009. O total exportado representou 79% do total de cargas relacionadas ao transporte aquaviário de longo curso. "Pelo bom desempenho do setor portuário, constata-se que o total exportado através das instalações portuárias brasileiras no ano passado ultrapassou a movimentação de 2008", salientou Pinheiro.

Maranhão - Este ano, o sistema portuário do Maranhão vem alcançando recordes de movimentação de carga. De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária, o Porto do Itaqui atingiu uma marca até então só registrada em 2007. De janeiro a abril deste ano, o porto movimentou 944 mil toneladas de carga nos berços públicos.

O Itaqui se destacou também na movimentação do primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril, as estatísticas apontaram um salto de 3,7 milhões/t para 4,1 milhões/t de cargas, 10% a mais que o movimentado no mesmo período do passado. O aumento deveu-se, principalmente, ao crescimento de operações com fertilizantes (132,5%), soja (34%), ferro gusa (55%), arroz (24%), assim como pela incorporação de novas cargas, como cimento, carvão, clínquer (substância utilizada na fabricação de cimento), antracita, bentonita e malte (insumo para cervejaria).

Mais

De janeiro a abril deste ano, o Complexo Portuário de São Luís, formado pelo Porto do Itaqui, Terminal da Ponta da Madeira e Terminal da Alumar, movimentou 38 milhões de toneladas de cargas, contra 33,4 milhões t do ano passado, o que representa um crescimento de 15,5%. No mesmo período, atracaram nos portos 486 navios, sendo 236 navios somente no Itaqui. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621