Antaq vai monitorar desempenho ambiental

07-07-2012 08:36

BRASÍLIA - Técnicos da Gerência de Meio Ambiente (GMA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentaram ontem o projeto final do Índice de Desempenho Ambiental para os portos organizados (IDA). A apresentação foi realizada no auditório da agência, em Brasília (DF), e teve a participação dos representantes das autoridades portuárias do país.

O encontro foi presidido pelo diretor Pedro Brito, que reafirmou o papel legal da Agência sobre a matéria. O diretor lembrou os esforços que a autarquia vem realizando, desde 2006, para a promoção da gestão ambiental nos portos, e destacou que, com o IDA, o mercado passa a dispor dos parâmetros necessários para balizar suas decisões de negócios portuários, e a Agência de um padrão para a fiscalização e regulação do setor.

O diretor explicou que, inicialmente, o novo indicador medirá a qualidade da gestão ambiental dos portos organizados, mas que, no futuro, deverá ser estendido aos terminais de uso privativo (TUP), alcançando 100% do conjunto das instalações portuárias brasileiras.

"Cada vez mais, a gestão ambiental tem se tornando essencial aos negócios portuários. A nossa meta é que os portos brasileiros possam ser comparados aos principais portos do mundo, do ponto de vista ambiental", declarou Pedro Brito. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621