Ao completar 43 anos, Fiema fará homenagem a José Sarney

19-11-2011 09:30

Programação de aniversário da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão inclui inaugurações, apresentação de balanço de atividades e homenagens.

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) comemorará 43 anos na segunda-feira, 21. Na agenda do dia, uma série de programações está prevista, e o presidente do Senado, José Sarney, será homenageado com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial por sua atuação no impulso das atividades industriais e no desenvolvimento econômico do estado do Maranhão. A cerimônia está marcada para as 19h, no Auditório Alberto Abdalla, na sede da entidade.

A programação comemorativa dos 43 anos da Fiema se iniciará às 15h, com a entrega da Casa Solar, local voltado para a promoção de soluções energéticas renováveis e eficiência energética. Em seguida, será inaugurada a Unidade Sesi Indústria do Conhecimento, ambas na Unidade Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai) do Tibiri. Na programação, consta ainda a assinatura de um convênio entre o Senai e a Secretaria Estadual de Minas e Energia para visitação de alunos da rede pública à Casa Solar.

As solenidades continuarão a partir das 19h, na Casa da Indústria, quando serão assinados convênios com empresas industriais. Em seguida, acontece a homenagem ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial. "O presidente do Senado foi escolhido para receber essa homenagem pelo fato de ter participado de vários momentos do desenvolvimento da indústria no Maranhão. Ele participou do antes, participa do atual momento e ainda vai participar do futuro do setor”, justificou Edílson Baldez das Neves, presidente da Fiema.

Indústria - Ainda segundo Edílson Baldez, os primeiros passos para desenvolver a indústria do Maranhão foram dados por Sarney. “Quando governador, ele foi responsável por abrir as primeiras estradas, como a BR-135, e participou ativamente na construção do Porto do Itaqui e de outros projetos importantes, como a Refinaria Premium I, que está sendo construída em Bacabeira", afirmou.

José Sarney ingressou na vida pública na década de 1950, eleito suplente de deputado federal pelo Partido Social Democrata (PSD) em 1954, exercendo o mandato em virtude de convocação. Portanto, é o parlamentar a mais tempo em atividade no Congresso Nacional. Em 1965, elegeu-se governador do Maranhão, ficando à frente do Executivo estadual até 1971. Nesse período, contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento econômico-industrial do Maranhão.

O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro, lembra que acompanhou de perto a gestão de Sarney no estado. Para Arteiro, o então governador foi um visionário. “José Sarney mudou não apenas o cenário econômico do Maranhão, mas a mentalidade da população. Já na sua campanha ao governo estadual, ele tinha como bandeiras a efetiva implantação da rede elétrica e a construção do Porto do Itaqui. Ficava claro que, para aquele homem, o desenvolvimento do estado não se daria sem essas duas empreitadas”, recordou.

A Hidrelétrica de Boa Esperança, localizada a leste do Maranhão, no município de Guadalupe, no Piauí, com capacidade para produzir mais de 237 megawatts de energia elétrica por ano, entrou em operação em 1970 para fornecer energia aos dois estados. “Negociações feitas pelo então governador do Maranhão, José Sarney, permitiram a construção da usina, que impulsionou o abastecimento elétrico no estado”, informou José Arteiro.

Desenvolvimento - Haroldo Cavalcanti Júnior, presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM) vê no Porto do Itaqui o principal legado do político para o desenvolvimento do estado. “As principais indústrias que se estabeleceram no Maranhão nesse período vieram atraídas pela oferta de energia elétrica, mas, sobretudo, pela possibilidade de escoar, com mais agilidade, sua produção por meio desse porto, que se tornou ainda mais eficaz após a pavimentação da BR 135. Os acessos ao estado ficaram mais fáceis, e isso faz toda a diferença para o desenvolvimento econômico de uma região”, afirmou.

As obras do porto foram definitivamente iniciadas em 1966, após diversas outras tentativas malsucedidas, com um cais de extensão inicial de 367 metros e terminadas em 1972, com a construção de mais dois trechos de 270 e 80 metros. “Sarney é um homem que se antecipa aos acontecimentos. Quando ninguém pensava em desenvolver as potencialidades do estado, ele executou obras que possibilitou a vinda de duas grandes indústrias para o estado: a Vale e a Alumar”, comentou.

Alberto Nogueira da Cruz, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), também entende como justa esta homenagem que será prestada pela Federação das Indústrias ao presidente do Senado Federal, José Sarney. “O ex-presidente da República tem uma história de trabalho pelo desenvolvimento do Maranhão e muito contribuiu para o fortalecimento do setor industrial e para o crescimento da economia maranhense”, avaliou.

Democratização - Marco Túlio Dominici, presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), destacou a importância de Sarney, enquanto presidente da República, de 1985 a 1990, para o processo de democratização do país.

“Somente quando a democracia se consolida podemos ter um desenvolvimento econômico pleno e capitaneado pela iniciativa privada nos mais diversos setores da economia. Após o governo Sarney, vivemos um novo momento de expansão econômica no estado, voltados para a modernidade, como uma consequencia do trabalho que foi feito aqui nos anos 1960”, analisou.

Com indústria e comércio em expansão, o setor turístico recebe, ainda que indiretamente, novos incentivos. É nesse sentido que o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MA), Guilherme Marques, vê a importância do político para o desenvolvimento do estado.

“Sarney é, sobretudo, um homem orgulhoso da sua terra. Ele leva o nome e a cultura maranhense para todos os lugares. Isso instiga a curiosidade das pessoas, e a indústria do turismo acaba sendo beneficiada. Nesses 50 anos de vida pública de José Sarney, essa homenagem veio, muito oportunamente, resgatar todo o legado do político para o estado”, observou Marques. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621