Apresentação das imagens do porto flutuante da Vale na baía de Subic

05-06-2012 14:24

Estação marítima de transferência de minérios é uma das estratégias da mineradora para fornecer a commodity à China.

Com um investimento da ordem de US$ 35 milhões, aplicados na conversão do navio Ore Fabrica em estação (porto) flutuante de transferência de minério, que entrou em operação em fevereiro deste ano, recentemente foram divulgadas na internet imagens do empreendimento da Vale, na baía de Subic, nas Filipinas.

A estação recebe minério dos navios Valemax, os maiores do mundo nessa categoria, com capacidade de transporte de 390 mil toneladas. Os supercargueiros são abastecidos em Ponta da Madeira (MA) e Tubarão (ES).

O Ore Fabrica foi adaptado com guindastes e esteiras transportadoras para retirar o minério dos cargueiros, incluindo os Valemax, para carregar em seus porões e também para transferir o produto para outros navios. Neste caso, são cargueiros de menor porte, com capacidade de carga de até 300 mil toneladas.

O objetivo é propiciar uma alternativa logística ao mercado asiático, especialmente o chinês, que vem restringindo as operações com Valemax em seus portos desde o ano passado, mas que, nesta semana, divulgou a aprovação governamental para a construção de atracadouros capazes de receber os supercargueiros em seus portos.

Estação - Entretanto, a Vale continuou a investir em alternativas para atender ao mercado asiático e, em abril deste ano, anunciou a construção da segunda estação marítima de transferência de minério, também na baía de Subic, nas Filipinas.

Segundo informes da Vale, juntamente com os centros de distribuição em Omã, já em operação, e na Malásia, em construção, as estações de transferência permitirão absorver toda a capacidade da frota de 35 Valemaxes, que podem transportar aproximadamente 60 milhões de toneladas de carga por ano.

A estratégia logística da Vale consiste em percorrer com os navios Valemaxes cerca de 85% da distância entre o Brasil e a Ásia. Nos centros de distribuição e nas estações flutuantes, a carga será transferida para navios de menor porte. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621