Aprovados para cursos do Prominp no Maranhão serão convocados para matrícula
Ao todo, 634 serão chamados para se matricularar em cursos de qualificação profissional em São Luís na área de petróleo e gás nos níveis básico.
Maranhenses aprovados no 5º ciclo de seleção pública do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) receberão carta nos próximos dias das instituições que serão responsáveis pela realização dos cursos gratuitos de qualificação profissional, convocando-os para matrícula.
O processo seletivo realizado pelo Prominp abriu 27.915 vagas em cursos gratuitos para qualificação profissional no setor de petróleo e gás, nos níveis básico, médio, técnico e superior, em 13 estados do país. No Maranhão, foram ofertadas 634 vagas, que foram disputadas por 16.207 inscritos.
Das 634 vagas ofertadas para o Maranhão, todas inicialmente para São Luís, 208 são para áreas de nível básico (encanador industrial e pintor); 336 para nível médio (eletricista força e controle, eletricista montador, topógrafo, assistente de logística e profissional de suprimento); além de 90 vagas para profissionais de nível superior (engenheiro de campo, engenheiro elétrico/instrumentação e engenheiro de planejamento).
Fórum - Em fórum realizado em São Luís, o Prominp identificou a necessidade de qualificar 22,7 mil profissionais de nível superior, técnico, médio e básico no estado, com cursos gratuitos e bolsa-auxílio aos desempregados, até 2013. Outros 3,4 mil profissionais serão qualificados na área de construção civil por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério de Minas e Energia e Petrobras.
A instituição de ensino responsável pelo curso escolhido pelo candidato fará a convocação para a matrícula por meio de carta, que será enviada para o endereço cadastrado no ato da inscrição. O Prominp, portanto, orienta os futuros alunos que mantenham seus dados cadastrais atualizados no Portal de Qualificação Profissional (www.prominp.com.br).
As convocações para matrícula contemplarão todos os aprovados. As chamadas são sucessivas, respeitando a classificação do candidato no processo seletivo, até o preenchimento total das vagas. Desde o início do ano, o Prominp vem realizando cursos gratuitos de qualificação dos aprovados no 5º ciclo de seleção pública, como forma de preparar mão de obra para atuar nas obras da Petrobras em todo o país. (Fonte: O Estado do Maranhão)