Assembléia discutirá a questão portuária

19-03-2011 16:11

 

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembléia Legislativa do Maranhão, por iniciativa do deputado estadual Stênio Resende (PMDB), vai realizar no dia 28 de abril, no Plenário da Casa, o seminário “Portos no Brasil e no Maranhão”.

Segundo informações do deputado Stênio Resende (PMDB), 85% do valor do comércio exterior brasileiro são movimentados por meio dos portos nacionais. Segundo ele, o volume de carga no Brasil quase dobrou nos últimos 12 anos, passando de 340 milhões de toneladas para 620 milhões.

O deputado ressaltou que, esta semana, 38 navios estavam enfileirados na Baía de São Marcos à espera de vagas para carregar no Porto do Itaqui (conforme divulgado em O Estado quinta-feira, 17). "Cada navio parado provoca um prejuízo diário de US$ 100 mil aos empresários do setor", afirmou Resende.

Stênio Resende estima que, no fim das contas, o prejuízo para toda a frota de navios parados chega a um total de US$ 3 milhões por dia. "Precisamos saber até que ponto tudo isso atinge o Estado do Maranhão", declarou.

Resende disse que, no Maranhão, o Complexo Portuário de São Luís (Porto do Itaqui, Porto da Alumar e o Terminal Portuário Ponta da Madeira) compete em movimentação de carga com importantes portos de alto volume operacional no Brasil.

No ano de 2009, a estimativa de movimentação de cargas no Complexo Portuário de São Luís foi de 104 milhões de toneladas. "Este volume foi superior ao do Porto de Santos, que registrou 82 milhões de toneladas no mesmo período", assinalou o deputado.

Convidados - De acordo com informativo da Assembléia, foram convidados a participar do seminário a governadora Roseana Sarney (PMDB), o secretário dos Portos, Leônidas Cristino, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), engenheiro Fernando Fialho, e o diretor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati.

Também foram convidados o diretor do Departamento Hidroviário de São Paulo, Frederico Bussiner, o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, e o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet.

Números

100 Mil dólares por dia é o custo de uma embarcação na fila de espera para atracar no porto, de acordo com o deputado Stênio Resende

3 Milhões de dólares por dia é o prejuízo das agências marítimas com navios parados, de acordo com o deputado

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.749, Portos- pág. 12)

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