Assembléia Legislativa vai criar comissão para lutar pelo Tegram

30-04-2011 09:02

 

Uma comissão especial será criada na Assembléia Legislativa para lutar pela implantação, o mais rápido possível, do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). O anúncio foi feito pelo deputado Stênio Rezende (PMDB), autor do requerimento propondo o 1º Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, durante o encerramento dos trabalhos realizados quinta feira (28).

O projeto do Tegram, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 28. O projeto seguiu para a segunda fase: a apreciação do TCU. O deputado Stênio Rezende (PMDB) informou que o primeiro passo da comissão será interceder junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pela agilidade na apreciação do projeto.

Stênio Rezende afirmou ainda que a comissão buscará o apoio de entidades do setor - Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), do governo do estado e da bancada federal maranhense, para que, juntos, lutem por mudanças na logística de escoamento de grãos no Maranhão, diminuindo custos para o setor agrícola e a indústria.

Seminário - Ao discursar na conclusão dos trabalhos, Stênio Rezende destacou o resultado positivo do Seminário, que lotou o auditório Fernando Falcão (com capacidade para 300 pessoas). Lá estiveram reunidas diversas autoridades, entre elas o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PSDB), o ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, e o vice-governador do Estado, Washington Oliveira. O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossat; o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, também prestigiaram o evento.

"Sabia que o campo era rico e forte. Tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e vou repassá-los", declarou Stênio Rezende. O secretário de Infraestrutura, Max Barros, mediou o último painel do seminário. Ele também destacou a qualidade dos temas debatidos. "Foi uma enxurrada de conhecimento", declarou. Max Barros parabenizou a Assembléia pela iniciativa.

Mais

A construção do Terminal de Grãos do Maranhão está orçada em aproximadamente R$ 280 milhões, prevista para começar em 2013. O projeto prevê uma capacidade final de atendimento de 10 milhões de toneladas de grãos e farelo. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621