Associação Comercial do Maranhão faz 157 anos e homenageia empresários

01-09-2011 09:34

A entrega de placas alusivas aos 50 anos de atividades empresariais de Jorge Machado Mendes (industrial), Maurício Silva Lima (atacadista) e Vítor Dias Trovão (industrial e pecuarista) marcou ontem à noite o encerramento das comemorações dos 157 anos da Associação Comercial do Maranhão (ACM). A solenidade magna, realizada no Salão Nobre Arnaldo Ferreira, reuniu empresários, políticos e familiares dos homenageados.

Após a formação da mesa de autoridades, os três homenageados da noite foram conduzidos ao Salão Nobre por uma comissão de diretores da ACM. Antes do início da solenidade, houve um minuto de silêncio em memória de Daniel Aragão de Albuquerque, que era conselheiro da Casa.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Júnior, que em seu discurso ressaltou a celebração dos 157 anos da entidade, a mais antiga do país, e ainda a homenagem que foi prestada aos empresários Jorge Machado Mendes, Maurício Silva Lima e Vítor Dias Trovão.

Haroldo Cavalcanti Júnior fez uma volta ao passado ao lembrar da criação da Associação Comercial do Maranhão, que nasceu da visão associativista de comerciantes da época, em 1854, batizada inicialmente de Comissão da Praça. "Temos um grande desafio que é manter vivo o passado e projetar o futuro em parceria com o crescimento do Maranhão", declarou o presidente.

Ao longo de sua história, na avaliação de Haroldo Cavalcante, a entidade tem sido exemplo de

atuação coletiva em favor do desenvolvimento do Maranhão e pelo fortalecimento das empresas do estado. "Se há algo que podemos tirar como lição dessa caminhada de 157 anos é que esta luta vale a pena e que os princípios que nos pautaram permanecem vivos a iluminar a caminhada atual", disse.

Homenagem - Após o discurso do presidente, os homenageados da noite foram saudados pelo diretor da ACM, o empresário Nan Souza, que destacou a trajetória empresarial de sucesso de cada um, que por mais de 50 anos trabalham com determinação gerando riquezas para o estado e são exemplos para as novas gerações.

Segundo Nan Souza, são três trajetórias ímpares e típicas dos empreendedores bem-sucedidos, apesar de todas as adversidades. "Seus exemplos nos mostram que ser empresário exige, entre outras coisas, coragem e ousadia, principalmente em um país como o nosso, onde nos são impostas condições muito adversas, que mais parecem conspirar para o insucesso do que propriamente para que sejamos vitoriosos", frisou.

Para ele, a noite de ontem foi memorável, por fortalecer a tradição das comemorações de aniversários da ACM. "Um dia de encontro e reencontro de pessoas que fazem parte da história desta Casa", ressaltou.

O ponto alto da noite foi a entrega aos homenageados das placas alusivas aos seus 50 anos de atividades empresariais, realizada por Haroldo Cavalcanti Júnior e pela vice-presidente da ACM, Luzia Helena Fonseca Rezende.

O empresário homenageado Jorge Machado Mendes, com 50 anos de trabalho, brincou que o tempo que já trabalhou é o mesmo tempo que tem de casado. "Sou grato pela homenagem e pelo reconhecimento de tantos anos de trabalho, mas não posso deixar de agradecer a minha esposa, pois com ela e por ela sempre trabalhei pensando em progredir", afirmou.

Também muito emocionado, o empresário Maurício Silva Lima destacou que a homenagem é fruto de muito trabalho. "Quando alguém me pergunta o segredo do sucesso, a resposta é trabalho e trabalho, não há outro caminho", garantiu.

Após a entrega das placas, os três empresários discursaram em agradecimento pela homenagem que lhes foi prestada pela ACM. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, discursou em nome do sogro, Vítor Dias Trovão. "Todos os homenageados e, principalmente o Vítor Trovão, representam uma geração de empreendedores maranhenses que não se vê mais atualmente. É mais do que merecida a homenagem, é justa", salientou o secretário. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621