Atividade da construção civil cai em abril no Maranhão, diz Fiema

06-06-2012 08:35

Mas expectativa do empresariado do setor é de retomada no curto prazo.

O nível de atividade da indústria da construção civil ficou próximo à estabilidade em abril, mas ainda sinaliza redução. Segundo a Sondagem da Construção Civil, divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o indicador marcou 48,6 pontos.

O resultado se justifica pelo desempenho das pequenas empresas de construção civil, que registraram o pior resultado desde que a pesquisa começou a ser feita em janeiro de 2010. Para esta faixa, o nível de atividade ficou em 36,4 pontos e acabou diminuindo o efeito da recuperação registrado entre as grandes e médias empresas do setor, faixa em que o nível de atividade subiu 5 pontos e chegou aos 50 pontos.

O cenário revelado pela pesquisa mostra que o nível de atividade no Maranhão ficou abaixo do registrado para Nordeste e para o Brasil, onde se anotou 51,3 pontos e 50,6 pontos respectivamente.

Ainda segundo a pesquisa, o nível de atividade do segmento da Construção Civil maranhense registrado em abril é aceitável dado ao fato de que este período do ano está sob influência do período chuvoso, quando tradicionalmente o segmento suspende parte de seus serviços.

Indicadores - Apesar da queda na produção, a pesquisa também indicou que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) deste segmento industrial melhorou e cresceu quatro pontos percentuais em relação ao mês de março e chegou aos 73%. Com este resultado, o UCI maranhense ficou acima da média para o Nordeste (71%) e do Brasil (72%).

A melhora no UCI da indústria da Construção Civil no Maranhão indica que o setor pode estar começando a retomar as atividades por conta do fraco período chuvoso, mas o resultado se deve principalmente à maior intensidade no uso dos recursos por parte das médias e grandes empresas, faixa em que se registrou aumento do nível de atividade.

Quanto às expectativas correspondentes aos próximos seis meses, os indicadores referentes ao nível de atividade (62,4 pontos); compras de insumos e matérias-primas (61,9 pontos) e novos empreendimentos e serviços (61,1pontos) apresentaram aumento se comparados à pesquisa realizada em março e refletem otimismo no segmento e confiança no futuro. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621