Avançam os aportes no setor de equipamentos

29-09-2011 16:21

 

Por De Imperatriz e do Recife

O crescimento das bacias leiteiras do Nordeste despertou o senso de oportunidade de empresários locais, que começam a investir em outros elos da cadeia produtiva, especialmente os de nutrição e equipamentos. Segundo Alexandre Rodrigues Alves, gerente do Sebrae responsável por um estudo sobre a produção de leite no Nordeste, a região precisa ter uma presença mais abrangente na cadeia.

"Com esse crescimento do consumo, é importante que a produção de insumo, tecnologia e equipamentos também seja local. Hoje vem muito de fora. Além do que, o Nordeste ainda é importador de leite e derivados, especialmente as grandes capitais. Isso representa uma oportunidade grande para os produtores locais, que ainda só atendem seus arredores", diz.

Em Imperatriz, o fazendeiro Renato José Pereira articula com potenciais parceiros um investimento na comercialização de maquinário para ordenha mecânica e de suplemento alimentar.

A 1.300 quilômetros dali, em Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano, o empresário Miguel Camilo também está apostando no crescimento da cadeia do leite no Estado. Sua Metalúrgica Brotas, especialista em máquinas em inox, deixou de fabricar equipamentos para beneficiamento de milho para entrar no promissor mercado dos pasteurizadores compactos.

Ele conta que o novo negócio surgiu de uma recomendação do próprio Sebrae, que além da dica o apresentou a potenciais clientes. "Hoje estou fornecendo para Sergipe e Maranhão, além de Pernambuco, é claro". (MC)

FONTE: VALOR ECONÔMICO, AGRONEGÓCIO

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621