Bacia do Parnaíba passará por avaliação sísmica

02-02-2012 09:06

O projeto de aquisição e levantamento de sísmica de reflexão bidimensional na Bacia do Parnaíba, que será realizado pela Geokinetics Geophysical do Brasil, está em fase de planejamento detalhado das linhas. O levantamento sísmico 2D será realizado por determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em contrato no valor global de

R$ 62,4 milhões.

O levantamento objetiva aumentar o conhecimento geológico sobre a bacia e atrair investimentos nas rodadas de licitações da agência. É que, apesar das descobertas promissoras de gás natural, o sistema petrolífero e o arcabouço estrutural da bacia ainda são pouco compreendidos, principalmente em decorrência da baixa densidade de dados como poços e sísmica.

Pelos termos do contrato assinado com a ANP, em 27 de dezembro do ano passado, com validade de 36 meses, a Geokinetics realizará serviços de aquisição e processamento de 42 mil pontos de tiro de sísmica de reflexão bidimensional terrestre, com aquisição de 10.500 estações de aquisição gravimétrica e magnetométrica associadas.

O levantamento contratado inclui linhas nos estados do Piauí e Maranhão.

Segundo a ANP, os resultados de levantamentos já realizados, associados a descobertas de gás na bacia pela OGX justificam o interesse em aumentar o conhecimento geológico e estrutural e selecionar áreas mais interessantes para a locação de blocos para futuras licitações.

PPA - A Bacia do Parnaíba está no Plano Plurianual (PPA) da ANP, que desde 2006 já investiu cerca de R$ 100 milhões, incluindo a contratação de um aerolevantamento geofísico, levantamento sísmico 2D e levantamento geoquímico (concluído em 2010).

A região, de idade paleozoica, abrange uma área aproximada de 680 mil km², distribuídos pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e pequena parte pelos estados do Pará, Ceará e Bahia.

A bacia, na avaliação da ANP, tem potencial promissor, que, aliados aos resultados preliminares obtidos, permitiram a licitação de blocos exploratórios na 9ª Rodada da ANP, todos localizados no Maranhão, onde foi encontrada reserva gigantesca de gás natural pela OGX.

Saiba mais -

- O levantamento sísmico é o passo inicial para exploração e produção do petróleo. É a sísmica que indica o caminho para a perfuração e analisa os possíveis reservatórios onde se concentram o petróleo e o gás natural. Trata-se de uma atividade de risco e custo elevados e que requer tecnologia avançada.

- No Brasil, até o fim do monopólio, a Petrobras havia levantado cerca de 980 mil quilômetros de sísmica 2D e 28 mil quilômetros quadrados de sísmica 3D. Depois da abertura do mercado, foram recolhidos mais 332 mil quilômetros de sísmica 2D e 136 mil quilômetros quadrados de sísmica 3D. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621