Balsas: Distrito Agroindustrial será construído

21-01-2012 09:05

 

Foram iniciadas quinta-feira as obras de implantação do Distrito Agroindustrial de Balsas. Com investimentos no valor de R$ 3 milhões, o distrito será dotado de ruas e avenidas pavimentadas, além de redes de abastecimento de água e energia elétrica. As obras deverão ser concluídas no segundo semestre deste ano.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, esteve em Balsas para acompanhar de perto o início das obras. "Balsas é um importante polo agrícola. Vamos disponibilizar a cidade um distrito com infraestrutura básica para que indústrias e agroindústrias possam aqui se instalar e, assim, contribuir com o desenvolvimento de um município que tem grande papel na economia do Maranhão", observou Macedo. Na ocasião de sua visita ao município, Macedo recebeu da Associação Comercial e Industrial de Balsas (ACIB) o prêmio Excelência em Gestão Pública.

A implantação do distrito ocorrerá por fases. A primeira inclui a pavimentação de uma área de 50 hectares - dos 150 totais - que foi dividida, de acordo com o projeto, em 37 lotes de cerca de um hectare cada. Em seguida serão realizadas obras de implantação das redes de abastecimento de água e elétrica de 13.8 KV, segundo informou o superintendente de Política e Infraestrutura Industriais, Marcos Muniz de Souza. A empresa responsável pelos serviços, vencedora da licitação, é a Central Engenharia de Construções Ltda.

O distrito está localizado às margens da BR-230, a 10 km da sede de Balsas, ao lado da Notaro Alimentos, que, no momento, constrói um complexo avícola composto de granja, abatedouro e fábrica de ração a partir de soja.

Interesse - Várias empresas já demonstram interesse em se instalar no distrito. O município de Balsas tem o plantio de soja como carro-chefe da economia. Com o distrito, a cidade pode vir a se consolidar como polo agroindustrial.

A construção do distrito no município de Balsas é parte de um ousado plano de metas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) de promover o desenvolvimento de forma descentralizada por meio da garantia, também, de infraestrutura básica para os investidores em diversas cidades do interior do Maranhão.

Mais

Em 2011, mais de R$ 4 milhões foram investidos em novos Distritos Industriais (DI) e revitalização dos já existentes. Os DIs de São Luís, Imperatriz, Porto Franco, Bacabal e Grajaú (concluído em 2011) estão em operação. Está em obras o DI de Aldeias Altas, município sede de um dos maiores projetos sucroalcooleiro do estado, da Itapecuru Bioenergia. Já estão projetados os de Timon, Santa Inês, São José de Ribamar e Santa Rita. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621