Bebedouro inteligente vai desenvolver a apicultura

14-01-2012 08:55

Invento maranhense aumenta produtividade das abelhas, elevando a economia do município

Maracaçumé - Uma nova tecnologia pode ajudar a desenvolver ainda mais o negócio da apicultura no Maranhão. Trata-se do bebedouro inteligente, um sistema que impede a contaminação da água consumida pelas abelhas ao mesmo tempo em que evita o desperdício causado pela evaporação e pela aproximação de outros animais.

Idealizada pelo consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Maranhão Euler Tenório e pelo apicultor Rolf Benkert, do povoado Cajueiro, do município de Maracaçumé, a invenção foi destaque no II Congresso Nordestino de Apicultura e na II Feira da Cadeia Apícola, realizados em Terezina (PI), recentemente. O equipamento, exposto no estande do Sebrae-MA, foi atração para centenas de apicultores e técnicos participantes dos eventos.

Segundo Euler Tenório, a demanda pelo equipamento é maior em regiões de mangue, onde a água é salobra. “Mas os bebedouros podem ser uma solução muito útil em qualquer lugar que abrigue a produção de mel”, coloca.

Depois de um ano usando o protótipo, Rolf Benkert garantiu que a produção de mel em sua propriedade aumentou em 50%. “Não tendo que procurar água, as abelhas economizam metade do tempo, o que ajuda também na refrigeração da colmeia”, lembra o apicultor.

O bebedouro inteligente funciona a partir do princípio dos vasos comunicantes e é montado numa estrutura plástica cercada por tubos de PVC na base. Esses tubos têm aberturas cheias de pedras (para que as abelhas pousem) ao nível da água, regulada por uma boia de descarga. Como a estrutura é fechada, evita-se a contaminação pelo contato com matéria orgânica em decomposição, bem como a perda pela evaporação.

“O custo de produção do protótipo foi de R$ 60,00, que deve cair quando o processo for industrializado. Tudo ainda é muito recente, mas estamos em busca de parcerias e esperamos continuar com o apoio do Sebrae na fabricação e na divulgação da solução”, ressaltou Euler Tenório.

A transferência de tecnologia com a utilização do bebedouro inteligente vem solucionar um problema crítico na região do semiárido nordestino, que apresenta elevadas temperaturas e a escassez de água. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621