Brasil movimentará 1 bilhão de toneladas em 2012, prevê Antaq
Durante a conferência internacional sobre finanças portuárias, Port Finance International, realizada pela primeira vez no país no início deste mês, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, apresentou os números de 2010 e traçou as expectativas para 2012. No ano passado, os portos brasileiros movimentaram 833.882.797 toneladas de mercadorias. Desse total, 489.594.125 foram de produtos para exportação e 126.803.596 de bens importados. A expectativa para 2012 é de que sejam movimentadas 1 bilhão de toneladas.
Entre os pontos apresentados por Fialho estão a necessidade da ampliação e modernização da frota petroleira, a criação de uma política pública de proteção à cabotagem, a construção de novas embarcações de contêineres e a equalização da oferta de mão de obra de marítimos, entre outros.
Quando abordou as oportunidades em terminais de uso privativo (TUP), o executivo mostrou números bastante significativos. Os portos de Santos (SP), Imbituba (SC), São João da Barra (RJ), Itaguaí (RJ), Aracruz (ES), Rio de Janeiro (RJ), Barcarena (PA), Bacabeira (MA) e São Luis (MA), já contam com R$ 15 bilhões sendo investidos. Outros R$ 7 bilhões aguardam seus pedidos de outorga serem analisados. Esse montante será aplicado nos terminais de Ipojuca (PE), Presidente Kennedy (ES), Aracruz (ES), Ilha do Frade (BA), Santos (SP) e Pontal do Paraná (PR). (Fonte: O Estado do Maranhão)